O País – A verdade como notícia

Ciclone Kenneth isola cinco distritos de Cabo Delgado

Cinco distritos da zona norte de Cabo Delgado estão isolados do resto da província, devido à queda de uma ponte sobre o rio Muagamula, que foi galgada pelas águas das chuvas provocadas pelo ciclone Kenneth.

Segundo o Delegado Provincial da Administração Nacional de Estradas, Robat Jane, a infra-estrutura metálica não resistiu à erosão causada pelo aumento repentino do caudal do rio e cedeu  nos dois pontos de encontro da estrada N380. “É difícil avaliar os danos e muito menos prever o tempo de reposição da ponte, devido ao elevado nível das águas”, disse Robat Jane.

Única via que seria alternativa de ligação aos cinco distritos do norte da província, nomeadamente, Palma, Mocímboa da Praia, Nangade, Mueda e Muidumbe, é a via Montepuez, no entanto a estrada também encontra-se intransitável desde Janeiro deste ano, devido àqueda da ponte do rio Mwiriti.

Além de dificultar ajuda humanitária às zonas afectadas pelo ciclone, o isolamento por via terrestre, poderá complicar a vida da população do norte da província, que muito antes da passagem do Kenneth vem sofrendo com ataques armados protagonizados por um grupo de insurgentes.

Esta é a segunda vez em menos de seis meses, e a quinta nos últimos cinco anos, que os cinco distritos do norte de Cabo Delgado ficam isolados do resto da província, devido a cortes na estrada N380, onde actualmente, a maior parte das pontes, são metálicas e provisórias.

Na última noite, a destruição em Macomia foi severa. As famílias contam que viveram momentos dramáticos ao longo da noite e que só estão vivas porque Deus assim quis. Naquele distrito, várias casas desabaram ou ficaram sem tecto, inclusive o governo distrital e o centro de saúde local.

Até ao momento, não há informação oficial sobre mortes e nem feridos. As famílias afectadas, algumas delas, encontram-se no local onde antes tinham residência, sem alimentação

Neste momento está a chuviscar em Macomia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos