O País – A verdade como notícia

Ciclone atinge canal de Moçambique amanhã e Cabo Delgado, Nampula e Zambézia a 11 de Março

Foto: O País

O Canal de Moçambique pode ser assolado, amanhã, pela tempestade tropical moderada que já assola Madagáscar. Do canal de Moçambique, o sistema poderá aproximar-se ao país no dia 11 de Março e influenciar o estado do tempo em Cabo Delgado, Nampula e Zambézia, onde se prevêem chuva forte, trovoadas severas e ventos de até 150 quilómetros por hora. 

Madagáscar está sob efeito de um sistema de baixas pressões que se transformou em tempestade tropical moderada, denominada “GOMBE”.

Daquele país, o sistema pode atingir o canal de Moçambique esta quarta-feira e aproximar-se à costa do país no dia 11 de Março.

No território moçambicano, o fenómeno pode influenciar o estado de tempo nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia, onde se prevê chuva forte, localmente muito fortes, acompanhada de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes, entre 120 e 150 quilómetros por hora, como explicou o meteorologista Acácio Tembe.

“A previsão é que ele chegue ao estágio de ciclone tropical moderado, porque existem condições no mar em termos de temperaturas superficiais, onde as temperaturas são muito altas e poderá chegar à nossa costa como ciclone tropical moderado. Estamos a falar de um sistema com ventos com cerca de 120 a 150 km/h e também poderá trazer algumas quantidades significativas de chuva acima de 100 mm e, em alguns locais, pode chegar a cerca de 200 mm”, explicou o meteorologista.

O Instituto Nacional de Meteorologia não tem informação concreta da tempestade tropical moderada, mas fala das províncias que serão afectadas. “Quando entrar no canal de Moçambique, poderá afectar a navegação marítima, entre os paralelos 12 a 20 graus, e podemos ter ventos tempestuosos e as projecções mostram que ele poderá fazer a aproximação à nossa costa pelas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia”, avançou.

O INAM apela à população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos