O País – A verdade como notícia

Chuvas isolam comunidades em Cabo Delgado

Cerca de quatro mil pessoas da localidade de Natuco, no distrito de Mecúfi, em Cabo Delgado, estão isoladas por causa das chuvas. O rio Megaruma transbordou e inundou casas, machambas, e deixou a localidade de Natuco isolada do resto da província.

 O administrador de Mecúfi, Fernando Natal, diz que a situação é grave. “Tivemos dois dias sem comunicação com a sede de Natuco. Sempre que pensávamos que a água iria baixar esta aumentava. Primeiro estávamos com a água a 1.10 metros. Mas no segundo dia subiu para 1.50 metros”, explicou Natal.

Esta segunda-feira, o director Geral do INGC visitou a zona afectada para avaliar o impacto e tomar medidas de prevenção, entre elas uma intervenção por parte da administração de estradas em diversas secções da via ora interrompida “Há sinais de que se não fizermos nada, nos próximos dias podemos ter cortes em várias secções da estrada. Estamos com a equipa das estradas que já tem empreiteiros selecionados para intervir”, disse João Machatine.

Um drone foi utilizado para colher imagens das zonas afectadas e avaliar o impacto das chuvas.

Para além de Megaruma, as chuvas inundaram as margens do rio Messalo que também já começou a provocar estragos para a população.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos