O País – A verdade como notícia

Chuva pode provocar inundações urbanas em Quelimane

De acordo com o boletim hidrológico da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH), baseado nas previsões meteorológicas, para as próximas 72 horas prevê-se aumento significativo do volume de escoamento nas bacias hidrográficas dos rios Licungo, Raraga, Namacurra e Zambeze (Baixo Zambeze), podendo superar o nível de alerta. Igualmente, as bacias do Búzi, Púnguè, Lúrio e bacias costeiras das províncias da Zambézia e Nampula, poderão registar subida dos níveis, mantendo-se abaixo do alerta.

Prevê-se ainda a ocorrência de inundações urbanas moderadas a altas para a cidade de Quelimane, devido à acumulação de águas pluviais. Contudo, segundo a mesma fonte, para as restantes bacias hidrográficas não se prevê alterações significativas do actual cenário hidrológico.

Quanto às bacias hidrográficas, a DNGRH revela que, nas últimas 24 horas, houve registo de chuva na rede nacional de observação hidroclimatológica. Na região centro do país, a bacia hidrográfica do rio Púnguè em Mafambisse regista oscilação do nível hidrométrico com tendência a subir, devido à influência da maré, mantendo-se acima do alerta.

Na região norte, a bacia do Meluli e Rovuma registam oscilação do nível hidrométrico, com tendência a subir, devido à ocorrência de chuvas, mantendo-se abaixo do alerta. As restantes bacias registam níveis oscilatórios com tendência a baixar, mantendo-se abaixo do alerta.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos