O País – A verdade como notícia

Chissano destaca empenho de Winnie Mandela na luta contra o aparthaid

A morte da Voz dos sem voz, campeã da justiça e a Mãe da Nação sul-africana, Winnie Madikizela-Mandela, ainda causa dor em África e no Mundo. Em carta, Joaquim Alberto Chissano, Presidente do Fórum de Antigos Chefes de Estados e de Governos Africanos, endereçou condolências à família de Winnie Madikizela-Mandela. Chissano, que foi presidente de Moçambique entre 1986 e 2005, disse que não restam dúvidas que Winnie Mandela seja ícone internacional na luta contra o apartheid do regime da África do Sul.

O Presidente do Fórum de Antigos Chefes de Estados e de Governos Africanos citou algumas palavras memoráveis da Winnie Mandela, em 1976, onde dizia que: “Se quiseres te tornar livre, tens de tu mesmo quebrar as correntes da opressão. Só desta forma, podemos expressar nossa dignidade. Só depois de libertarmo-nos, podemos cooperar com outros grupos. Qualquer aceitação de humilhação e indignidade ou insulto é aceitação de inferioridade”.  

A carta também cita a mensagem do secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que declara que Winnie Mandela é um símbolo de resistência e luta pela justiça. A activista anti-apartheid e ex-esposa de Nelson Mandela vai receber um funeral oficial, no dia 14 de Abril, em Orlando Stadium, antecedido de um velório no dia 11 de Abril.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos