O País – A verdade como notícia

China inaugura comboio mais rápido do mundo

A China inaugurou o comboio mais rápido do mundo. O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China.

Segundo relata cadeia televisiva CNN, o comboio-bala maglev foi desenvolvido pela empresa estatal China Railway Rolling Stock Corporation e é considerado o comboio mais rápido do mundo, podendo atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora.

Liang Jianying, diretor e engenheiro-chefe da CRRC Sifang, disse à imprensa estatal chinesa que, para além da sua velocidade, o comboio emite baixos níveis de poluição sonora e requer menos manutenção do que outros comboios de alta velocidade.

A ferrovia de alta velocidade é uma grande prioridade desta potência mundial. Actualmente, em média, os comboios de alta velocidade na China podem viajar a cerca de 350 quilómetros por hora, enquanto os aviões voam a 800 ou 900 quilómetros por hora.

No entanto, há uma coisa que impede este comboio de estar pronto para receber os passageiros, a falta de redes completas de carris apropriados ao maglev. Por isso, novas redes apropriadas ao maglev estão em construção, incluindo uma que vai ligar Xangai e Hangzhou e outra entre Chengdu e Chongqing.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos