O País – A verdade como notícia

Chica Sales viaja no plural na Fundação Fernando Leite Couto

Chica Sales inaugurou, quarta-feira, na Fundação Fernando Leite Couto, na Cidade de Maputo, a sua mais recente exposição de pintura.

Viagem no plural é o título da nova exposição de Chica Sales. Patente na galeria da Fundação Fernando Leite Couto, a individual de pintura é uma aventura pelo universo feminino e pelos lugares que a mulher ocupa em vários contextos da sociedade moçambicana, sobretudo no campo.

Na mostra aberta quarta-feira, igualmente, Chica Sales explora os dramas do ser mulher, em ambientes onde sobreviver é quase um milagre: longe da água potável e perto da seca. Esse é um cenário que reflecte a situação da rapariga e da mulher, a quem cabe, geralmente, a tarefa de suprir todas e quaisquer dificuldades relacionadas com a água e tantas outras coisas.

A mulher, na verdade, é o tema de eleição de Chica Sales. E onde há mulher, igualmente, há crianças. Essa é a sua maneira de exprimir o que vê, ouve e sente na ligação com a terra e com as velhas histórias contadas pela sua mãe, que teimam em emitir um eco aos seus ouvidos. “O que pretendo mostrar nesta exposição é a vida ou o quotidiano das populações nas áreas rurais, mostrar a mulher no seu dia-a-dia e os desafios enfrentados diariamente para chegar onde chega”, afirmou, Chica Sales, momentos depois da abertura da sua individual na Fundação Fernando Leite Couto.

O que anima Chica Sales é, nas obras pintadas com recurso a óleo sobre tela ou aguarela sobre papel, é a possibilidade de as pessoas encontrarem nas telas questões que as identificam.

Durante a abertura de Viagem no plural, a exposição foi apresentada por António Barros Júnior, para quem Chica Sales está a transportar o seu traço sensual para transmitir a vida da mulher moçambicana. Aliás, a mostra é uma forma de celebrar o universo feminino, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Com curadoria de Yolanda Couto, Viagem no plural pode ser visitada na Fundação Fernando Leite Couto até 2 de Abril.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos