O País – A verdade como notícia

Chevron desembolsa 33 mil milhões de dólares para adquirir Anadarko

A Chevron vai desembolsar 33 mil milhões de dólares para adquirir a Anadarko, anunciou a empresa, em comunicado emitido hoje. A gigante petrolífera vai assumir também a dívida da Anadarko, pelo que o valor total da transação ascende a 50 mil milhões de dólares.

A compra será feita através do pagamento em dinheiro e entrega de acções. Segundo o jornal portugês, Negócios, os acionistas da petrolífera que está a ser comprada vão receber 0,3869 ações da Chevron e 16,25 dólares por cada ação da Anadarko.

Para o efeito, a Chevron irá emitir 200 milhões de acções e pagar 8 mil milhões de dólares em dinheiro, ao mesmo tempo que irá assumir 15 mil milhões de dívidas líquidas.

A empresa resultante da operação será liderada por Michael Wirth e terá sede na Califórnia, onde está baseada a Chevron.
Segundo Negócios, a operação já foi aprovada pelos conselhos de administração de ambas as empresas e terá agora de receber o aval dos acionistas da Anadarko e das entidades reguladoras. A Chevron espera poder concluir o negócio no segundo semestre deste ano.

Importa referir que a Anadarko é uma companhia petrolífera multinacional que, em Moçambique, lidera um consórcio que opera na Bacia do Rovuma e deverá aprovar a sua decisão de investimentos ainda este ano.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos