O País – A verdade como notícia

Oitenta autocarros assistem de longe ao sofrimento pelo transporte em Maputo

Foto: O País

A Agência Metropolitana de Transportes de Maputo ainda não colocou os 80 novos autocarros movidos a gás a circularem no Grande Maputo. Foram adquiridos há dois meses, mas continuam parqueados.

Já passam quase dois meses depois da apresentação de 80 novos autocarros que podem aliviar ligeiramente o crónico problema de falta de transporte na área metropolitana do Grande Maputo. Os autocarros continuam parados, porque há procedimentos técnicos e administrativos que ainda decorrem.

Entrevistado no 24 de Março passado, o administrador técnico da Agência Metropolitana de Transporte de Maputo, Armando Bembele, foi cauteloso nas respostas, mas deixou uma garantia.

“Acredito que, já para semana, os autocarros vão começar a estar na estrada”, disse sem precisar a data: “Não queria arriscar avançar a data, mas poderei, no momento oportuno, dizer a data com precisão, quando é que começam e em que rota vão começar e como é que vão começar”.

Não arriscou em avançar a data, mas acreditava que, na semana passada, estariam os autocarros na estrada a embarcar e desembarcar passageiros. A 31 de Março, isto é, na quinta-feira passada, o presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo deu o ponto de situação do processo.

“A demora na circulação tem a ver com outros factores, há equipas de trabalho que estão a ser treinadas, começaram já há algum tempo. A equipa chinesa, que está para fazer a entrega dos autocarros, também está a fazer a verificação dos autocarros um por um. Há outros detalhes técnicos, como o seguro, o abastecimento e os parques, que estão a ser finalizados. A operação está clara, é uma questão logística”, referiu António Matos.

Questionado se começariam a circular na semana passada como se tinha prometido, António Matos avançou a possibilidade de ser até sábado passado (02). “Pensamos fazer esta semana. Estamos já na quinta-feira. Estamos a trabalhar para isso. Muito provavelmente, muito provavelmente” até sexta-feira ou sábado os autocarros estarão a circular.

Estiveram a trabalhar para isso e não aconteceu pelo menos na semana prometida, mas o jornal “O País” soube que, na sexta-feira e sábado últimos, foram tirados alguns autocarros para ensaios nas rotas Tchumene-Baixa e Baixa-Boane e não a disponibilização dos 80 autocarros como ficou garantido.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos