O País – A verdade como notícia

Chanaya Pinto no Oregon Ducks

A internacional basquetebolista moçambicana, Chanaya Pinto, trocou o Northwest Florida State College (Raiders) pelo Oregon Ducks, depois de uma brilhante época na qual foi a melhor atleta da instituição.

Fez uma estrondosa época no Northwest Florida State College, liderando a equipa na conquista, pela primeira vez na sua história, da NJCAA (National Junior College Athletic Association).

Deixou, e as distinções são prova inequívoca, a sua marca com uma média de 14,6 pontos e 8,5 ressaltos por jogo, arrancando 19 duplo-duplos ao longo da temporada 2020-2021.

Influente, Pinto registou, ainda, uma média de 15,5 pontos nos quatro jogos do torneio nacional do Noroeste da Flórida, incluindo um duplo-duplo de 19 pontos e 10 ressaltos contra o Trinity Valley Community College, naquele que foi o jogo do título.

Como resultado dos seus “targets” consistentes, Chanaya Pinto foi nomeada melhor jogadora (NJCAA All-American) do torneio NJCAA.

Mas há mais que se diga, em termos de reconhecimento, da basquetebolista moçambicana, na segunda temporada ao serviço do Northwest Florida State College. Chanaya Pinto foi indicada duas vezes como jogadora da semana FCSAA / Região VIII.

A “rookie” no “Afrobasket” 2017 apresentou-se, esta temporada, com 51,4 por cento nos lançamentos de campo em 26,3 minutos por jogo. Pinto foi o segundo atleta com mais assistências nas “Raiders”, com 2,7 por jogo, para além de ter ganhado um total de 216 dos quais 147 defensivos. São números que ficam para a história do Northwest Florida State College e não deixaram indiferente o “coach” do Oregon, sua próxima paragem.

“Estamos entusiasmados com a contratação de Chanaya. Ela é uma jogadora muito versátil que pode lançar, ganhar ressaltos, apresentar boa percentagem na linha de lances livres e defender várias posições”, Kelly Gomes, treinadora do Oregon. E acrescentou, a propósito de outras qualidades da jovem basquetebolista na quadra: “Ela joga com tremendo entusiasmo e tem uma grande paixão pelo jogo. Ela é uma vencedora comprovada. Eu amo a sua experiência internacional e ela mostrou um talento especial para ser produtiva em grandes jogos”.

Para além de ter sido nomeada para a segunda equipa da “ NJCAA all-American”, a talentosa basquetebolista moçambicana recebeu honras da “FCSAA /Region VIII Allstate e All-Panhandle Conference”. A irmã da também basquetebolista Carla Pinto teve um desempenho fantástico com registo de mais de 20 pontos em cinco jogos na temporada 2020-21, incluindo o melhor desempenho da carreira de 28 pontos contra o Gulf Coast State College e um duplo-duplo de 22 pontos e 14 ressaltos diante do Indian River State College. Na temporada de estreia, em 2019-2020, Chanaya Pinto apresentou-se com uma média de 13,9 pontos e 8,3 ressaltos por jogo, marcando dois dígitos 25 vezes com cinco jogos. A extremo classificou-se em 8º lugar na FCSAA com 72 roubos de bola no total, registando vários “steals” em 22 de 31 jogos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos