O País – A verdade como notícia

Guerra na Ucrânia: primeiro navio comercial deixa porto de Mariupol

Foto: Notícias ao Minuto

Um navio comercial turco partiu, quarta-feira, do porto ucraniano de Mariupol, após as conversações entre as delegações da Rússia e da Turquia, em Moscovo, sobre o bloqueio de cereais na Ucrânia.

Desde finais de Maio que a saída de cereais ucranianos do país estava a ser negociada, em Moscovo, sobretudo pelas Nações Unidas. O objetivo era a abertura de uma passagem marítima nos portos do Mar Megro e o de Azov.

E um sinal nesse sentido notou-se, esta quarta-feira, com a partida de um navio comercial turco do porto de Mariupol, na Ucrânia, sob controlo das tropas russas desde Maio passado, na sequência da invasão a 24 de Fevereiro.

Após longas conversações entre delegações da Rússia e da Turquia, em Moscovo, passaram-se apenas algumas horas e um cargueiro turco, que há dias estava à espera de partir, deixou o porto ucraniano.

De acordo com a imprensa internacional, tratou-se do primeiro navio estrangeiro a deixar o porto ucraniano de Mariupol, numa altura em que uma reunião com os representantes das Nações Unidas, Rússia e Ucrânia terá lugar nas próximas semanas, na Turquia, para discutir o transporte de cereais através do Mar Negro.

De acordo com o Observador, até esta quarta-feira, cinco navios da Bulgária, República Dominicana, Libéria, Panamá e Jamaica permaneciam no porto de Mariupol, aguardando sinal de avanço, assim que os portos ucranianos estiverem desminados e criados corredores de trânsito.

Entretanto, a Turquia, que faz a mediação entre a Rússia e a Ucrânia para permitir a exportação de cereais ucranianos, entende que não tem de haver necessariamente desminagem: basta a identificação das minas e a utilização de rebocadores ucranianos para fazer as rotas em segurança.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos