O País – A verdade como notícia

Cerca de nove milhões de crianças serão vacinadas contra pólio em todo o país

Foto: O País

O ministro da Saúde lançou ontem, em Sofala, a campanha de vacinação contra a pólio, que irá abranger cerca de nove milhões de crianças em todo o país, sendo 4.2 numa primeira fase, com vista a evitar a propagação da doença, cujo registo oficial é de 11 casos desde 2011 em três províncias.

Nesta fase, a vacinação será realizada em todos os distritos das sete províncias das zonas Norte e Centro e deverá alcançar, durante quatro dias, cerca de 4.2 milhões de crianças menores de cinco anos de idade.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso e transmite-se através do consumo de alimentos ou água contaminada por fezes de uma pessoa.

De 2011 até finais do ano passado, 11 casos de poliomielite foram detectados nas províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.

Recentemente, o país tomou conhecimento, através dos escritórios da OMS, em Moçambique, da notificação da poliovírus selvagem do tipo 1 no vizinho Malawi.

“A identificação de forma selvagem do poliovírus constitui uma preocupação e é por ser uma emergência de saúde pública que exige uma resposta coordenada entre todos os países da região. A vacinação rápida de todas as crianças menores de cinco anos é a medida de saúde pública mais eficaz e visa cortar ou bloquear a possibilidade de transmissão do vírus”, explicou Armando Tiago, ministro da Saúde.

A campanha irá decorrer em quatro fases, sendo que as duas primeiras nas sete províncias acima referidas, cuja priorização se deve à proximidade com Malawi. Nas duas últimas etapas, a decorrer em todo o país, serão vacinadas cinco milhões de crianças. A vacinação irá decorrer através de porta-a-porta, postos fixos e/ou em locais onde haja concentração populacional, como igrejas e mercados.

A campanha de vacinação conta com o apoio do UNICEF e OMS.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos