O País – A verdade como notícia

Cerca de 365 pessoas são infectadas diariamente por HIV

Cerca de 365 pessoas são infectadas diariamente por HIV, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. No mesmo relatório, o MISAU estima que há 120 mil mulheres grávidas e pouco mais de 170 crianças vivendo com HIV. É uma das grandes preocupações da saúde pública no mundo. E não é para menos: Desde 1981, o HIV já matou cerca de 35 milhões de pessoas, um número que ultrapassa de longe a população de Moçambique.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, actualmente há um caso novo a cada 17 segundos, o que totaliza 1,8 milhão de novas infeções pelo vírus. Anualmente, há registo de um milhão de mortes ligadas a SIDA. A África do Sul é dos países que regista o maior número de pessoas afectadas, com cerca de sete milhões portadores do vírus da SIDA.

Mas Moçambique não fica muito atrás, até porque até 2015 era o oitavo país com os maiores índices de prevalência. Actualmente, o Ministério da Saúde estima que existem dois milhões de pessoas vivendo com o HIV. O MISAU estima ainda que são 356 novas infecções registadas por dia e cerca de 70 mil mortes anuais relacionadas a esta doença. Os cálculos também apontam para a existência de pelo menos 120 mil mulheres grávidas com o HIV positivo, e pouco mais de 170 crianças vivendo com a doença.

Quanto à taxa de transmissão vertical, o modelo epidemiológico usado para estimar os indicadores – chave do HIV, aponta para 14 por cento.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos