O País – A verdade como notícia

Centro de Saúde Matola santos reabre portas

Foto: O País

O Centro de Saúde da Matola Santos vai reabrir as portas aos pacientes, próxima semana, depois do encerramento forçado pela água da chuva, que inundou pátio. A garantia da reabertura é do director de Saúde na Província de Maputo.

Na última semana era impossível, por terra, aceder ao recinto do Centro de Saúde da Matola Santos devido a água da chuva que tinha inundado todo perímetro da unidade sanitária, incluindo os principais acessos.

Neste momento, há trabalhos em curso envolvendo o Município da Matola, a comunidade local, a estrutura do bairro, assim como da Direcção Provincial de Saúde convista a retirada da água. Os trabalhos incluem jornadas de limpezas.

Daniel Chemane, director Provincial de Saúde, garante que com o ritmo actual do trabalho que está a decorrer tudo indica que para a semana o centro estará disponível para os utentes. “O trabalho que está a ser feito agora é para colocação de inertes que vai igualmente elevar a cota da superfície, o que pode permitir que mesmo em época chuvosa não volte a inundar. E com os trabalhos de limpeza em curso vamos ter acesso e uso da unidade sanitária já na próxima semana”.

Afinal, debaixo desta água que cerca a unidade sanitária da Matola Santos existe um sistema de colecta e  drenagem de águas pluviais, que, segundo as autoridades da província de Maputo, a tubagem foi bloqueada pela população, impossibilitando o escoamento da água da chuva para o mar. “Será necessário a substituição do sistema de drenagem, colocando uma nova tubagem, mas mais do que isso já temos um parceiro que se prontificou em apoiar na reposição desse sistema de colecta e drenagem das águas pluviais.

O Centro de Saúde da Matola Santos está projectado para beneficiar 65 mil utentes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos