O País – A verdade como notícia

Centro de Saúde da Matola Santos novamente encerrado devido a inundações

Foto: O País

O Centro de Saúde da Matola Santos, no Município da Matola, voltou a encerrar as portas devido às inundações causadas pela chuva que caiu nos últimos dias. Cerca de 65 mil pessoas estão sem acesso à unidade sanitária.

Inaugurado a 09 de Novembro de 2021, o centro de saúde só funcionou praticamente um mês porque em Dezembro fechou as portas devido à chuva que inundou os acessos.

Foram três meses em que a unidade sanitária esteve fechada. Em Março passado reabriu, mas em menos de um mês, voltou a fechar e pelo mesmo motivo: a chuva.

“Não é solução andar a pôr entulhos, aqui, precisa-se de valas, mas nem fazem nada. Na semana passada, trouxeram entulho e, mesmo assim, o hospital está cheio de água e mosquitos também”, disse Sabina Muai, que vive nos arredores da unidade sanitária.

As autoridades tiveram, hoje, uma breve reunião, de onde saiu a decisão de que não haveria, realmente, condições para trabalhar. Todos os departamentos do hospital estão encerrados e a directora da unidade sanitária, Nilza de Jesus, explica os transtornos que tem enfrentado.

“Exortamos os nossos pacientes a irem às outras unidades sanitárias que são o Centro de Saúde da Matola 2 e Matola C e o nosso pessoal também pode apoiá-las. Ultimamente, atendemos, em média diária, 200 pacientes e, com o fluxo crescente de utentes que temos registado, ficamos assim”, descreveu.

Neste momento, a solução que está a ser equacionada é bombear a água que cercou a unidade sanitária.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos