O País – A verdade como notícia

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Poesia

Celebra-se, hoje, o Dia Mundial da Poesia, data instituída em Novembro de 2016, na XXX Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O dia da Poesia foi criado com objectivo de promover a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação, assim como assegurar a reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas individuais.

No país, as celebrações desta data compreenderão a realização de actividades artístico-culturais a serem levadas a cabo pelas Direcções Provinciais da Cultura e Turismo, em parceria com instituições públicas e privadas, a destacar associações de índole cultural.

Assim, o Ministério da Cultura espera, nas celebrações, maior participação de estudantes, poetas, leitores, editores, livreiros, bibliotecários, de entre outros actores das artes e letras moçambicanas, de modo a garantir um debate proveitoso sobre a escrita criativa.

O Dia Mundial da Poesia é celebrado, este ano, numa altura em que realiza o X Festival Nacional da Cultura e será marcado por homenagens aos poetas nacionais, palestras, espectáculos de música e dança, exposições de livro e de disco.

O Ministério da Cultura e Turismo felicita aos fazedores das artes e cultura, no geral, e aos poetas, em particular, pela passagem do Dia Mundial da Poesia e exorta ao envolvimento de todos segmentos da sociedade nas celebrações desta data, devendo fazer da poesia um instrumento de exaltação e promoção da nossa identidade cultural e de afirmação da moçambicanidade.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos