O País – A verdade como notícia

CCMA vai homenagear “lendas”

CCMA vai juntar música, teatro e conversa para reviver clássicos que marcaram a música alemã e uma moçambicana.

No âmbito das efemérides e também da diversidade cultural "tatuada" na programação das "Semanas da Língua Alemã", o Centro Cultura Moçambicano-Alemão vai realizar, com o apoio da Embaixada da Alemanha e a Cooperação Austríaca, um sarau de poesia e música dedicado a Mozart, Beethoven, Goethe, Brecht, Bach e Justino Chemane.

Esse recital vai contar com a participação única do pianista, Feliciano de Castro, o actor brasileiro, Expedito Araújo e a talentosa actriz moçambicana, Melanie de Vales. A tertúlia está marcada para o próximo dia 09 de Outubro, as 18:30. A arte alemã, moçambicana e seus fazedores cruzam-se, mensalmente, nos corredores do Centro Cultural Moçambicano-Alemão.

A homenagem às lendas pretende ser um momento único de cruzamento e interligação da história musical nacional e alemã. Segundo a organização esse evento não se pretende esgotar o legado deixado por essas figuras, apenas celebra-lo e coloca-lo em contacto com o contexto actual.

Desta vez será o conceituado maestro, moçambicano, Justino Chemane, que fará parte da lista dos homenageados. Chemane é reconhecido pelo talento na composição, aliás, foi pelas suas mãos que nasceu o primeiro Hino Nacional “Viva, Viva a Frelimo”, que vigorou durante 27 anos no país; tendo participado, outrossim, na elaboração do mais recente hino “Pátria Amada”. Foi a 19 de Janeiro de 2004, que perdeu a vida vítima de paragem cardíaca.

Ainda dentro desda programação o CCMA realizou, no dia 03, por ocasião do 28.º aniversário da Reunificação da Alemanha e do 26º. aniversário do AGP-Acordos Gerais da Paz, uma conversa que reuniu amantes de História; criando, assim, um momento único onde a amizade e o intercâmbio entre Moçambique e Alemanha estiveram em contacto sob o tema: Partilha de Memórias.

CCMA é um centro cultural instalado no Centro Cultural Franco-Moçambicano que propõe várias actividades, incluindo debates de temas actuais, como o empoderamento da mulher e entrevistas com académicos. Inaugurado oficialmente a 23 de fevereiro de 2017, o CCMA para além organizar actividades culturais dedica-se ao ensino da língua alemã.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos