O País – A verdade como notícia

Caudal do Save a menos de um metro do nível de alerta

A vila de Mambone, em Govuro, província de Inhambane, e o distrito de Machanga, em Sofala, encontram-se sob espectro de inundações por conta da subida do caudal do rio Save, que está a menos de um metro do nível de alerta que é de 5.50 metros.

Às 17 horas de segunda-feira, o caudal do Save, em Govuro, atingiu de 3.38 metros. Às 07 horas desta terça-feira, passou para 4.62 metros.

Por conta da situação, aliada às prováveis inundações ao longo das vilas de Mambone e Machanga, o Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres fez o posicionamento de equipamentos de socorro nos dois distritos.

Na segunda quinzena de Dezembro do ano passado, o rio Save saiu de abaixo de 40 centímetros para acima de quatro metros. O caudal continua a aumentar por causa da água que vem do Zimbabwe.

Nas últimas 24 horas, houve registo de chuva nos postos pluviométricos de Vila Franca do Save, Maxixe Mubalo em Homoíne e Jangamo, com queda pluviométrica abaixo de 20 milímetros. Nos restantes postos pluviométricos do Sistema de Aviso de Cheias das principais bacias hidrográficas da província de Inhambane, não houve precipitação.

No mesmo período, o nível de água nas estações de Massangena e Vila Franca do Save no rio Save, registaram subida de 0.14 e 1.47 metros, respectivamente, elevando o caudal do Save para 4.62 metros.

Nas restantes estações das principais bacias hidrográficas da província de Inhambane, registou-se redução do nível de água.

Para as próximas 48 horas, prevê-se redução do nível de água nas estações de Massangena e Vila Franca de Save, incluindo nas restantes estações das principais bacias hidrográficas da província de Inhambane.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos