O País – A verdade como notícia

Caso dívidas ocultas: Comissão liquidatária faz chamada aos credores

Foto: O País

As três empresas ligadas às dívidas ocultas serão extintas e já foi nomeada uma comissão liquidatária. O liquidatário foi contratado há alguns meses e está, neste momento, a fazer chamada aos credores.

Por um lado, as pessoas que as criaram aguardam pela sentença a ser proferida pelo juiz Efigénio Baptista em Agosto. Por outro lado, a Procuradoria-Geral já determinou a extinção das três empresas ligadas às dívidas ocultas.

Há alguns meses, o Instituto de Gestão das Participações do Estado contratou um liquidatário. A comissão já começou a trabalhar e está, neste momento, a fazer o processo de chamada de credores e o anúncio foi feito, esta terça-feira, no Jornal Notícias.

Basicamente, este é um processo em que os liquidatários chamam aqueles com quem cada uma das três empresas tenha contraído dívidas para que apresentem provas formais.

O jornal “O País” apurou que a comissão é liderada por Jeremias da Costa, professor universitário em matérias de gestão empresarial na Faculdade de Economia na Universidade Eduardo Mondlane.

O IGEPE reconhece ser este um processo complexo, daí que Jeremias da Costa não tem prazo para concluir o seu trabalho. Além de lidar com os credores que incluem bancos internacionais como o Credit Suisse e o VTB, a comissão deverá lidar com todos os pendentes cíveis e criminais, nacionais e internacionais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos