O País – A verdade como notícia

Casal Julieta e Cândido celebram bodas de ouro em Maputo

São poucas as vezes que o amor é a razão da longevidade de um casamento, mas é certo que é a melhor fórmula para vencer quaisquer diferenças no meio de um casal. Foi essa fórmula que permitiu a que Julieta Fumo e Cândido Chabana celebrassem, este sábado, 50 anos de casamento.

Com a benção do Padre Fernando Tcheco da comunidade Santo Agostinho, localizada num dos bairros da Cidade de Maputo Julieta Fumo e Cândido Chabana renovaram votos de uma união de ouro.

A 15 de Agosto de 1970, Julieta e Cândido disseram sim à vida a dois perante a Deus e à lei. O casal voltou a fazer juras e a testificar que o amor tudo pode, numa cerimónia que só não aconteceu ano passado em observância das medidas da COVID-19.

Com poucas palavras, Julieta, não do Romeu, mas do Cândido, revelou alguns segredos adicionais para uma vida a dois e duradoura.

“Para além do amor é preciso muito respeito para manter o casamento”, segredou.

Não é só amor que faz este casal ir longe. Cândido lembra-se de várias vezes que foi preciso despir-se de orgulho e abraçar o perdão, um recado que deixa para as novas gerações.

“Estes anos de casamento são fruto de muito diálogo e respeito e é isso que apelo aos jovens, aos homens em particular. Eles, na sua maioria, não são humildes para com as suas parceiras, faltando-lhes respeito, sem sequer, pedir perdão”, expressou-se Cândido Chabana.

São 50 anos, um feito raro numa altura em que o amor vai esfriando, por isso há muito por aprender. Quem aprendeu deste casal foi Xavier Chabana, filho de ambos, que considera seus pais como um eterno exemplo.

“Sou muito grato a eles. Se tivesse que nascer de novo, certamente que escolheria que fossem eles os meus progenitores”, disse.

Gratidão e votos de 50 anos foram, também, dos netos, que representados por Nércia Chabana, vêem nos seus avós, um verdadeiro símbolo de união e amor.

Julieta Fumo e Cândido Chabana, de 71 e 80 anos de idade, respectivamente, têm seis filhos e 16 netos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos