O País – A verdade como notícia

Casa do Professor vai promover actividades literárias em Tete

A Casa do Professor é uma instituição cultural que será inaugurada às 15 horas desta terça-feira, no Bairro Francisco Manyanga, na Cidade de Tete. A instituição é aberta para promover actividades ligadas à leitura e às artes em geral.

Ano passado, Moçambique perdeu um casal de professores universitários num intervalo de seis meses: Juliano Bastos e Stela Duarte. Enquanto puderam, os dois professores da Universidade Pedagógica ensinaram sempre e não se limitaram à sala de aula. Pelo contrário, também recebiam os seus estudantes em cassa, dando-lhes a possibilidade de consultar livros, usar computadores e discutir conhecimento. A casa deles sempre foi a extensão da sala de aulas. Assim, já que não deixaram filhos, como forma de manter a continuidade do funcionamento da casa deles, familiares e amigos do casal Juliano Bastos e Stela Duarte decidiram criar a Casa do Professor, uma instituição cultural onde os alunos (primários e secundários) e os estudantes universitários poderão ter acesso ao livro e à informação, inclusive com formações de curta duração.

A maior parte das obras da Casa do Professor (ficção, poesia, livros científicos, de Moçambique e do estrangeiro) foram retiradas da biblioteca do casal. Da residência deles foram obtidos, sobretudo, livros e discos repetidos. Já os outros livros foram fornecidos por familiares, amigos e livreiros.

Neste 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, a Casa do Professor vai abrir, logo às 14 horas, com oficina de pintura para os mais novos, residentes no Orfanato Vovó Teresa, em Tete. Depois, seguirá um acto mais solene, para permitir que as pessoas conheçam a residência transformada em casa-biblioteca, com colecção de livros de várias áreas do conhecimento.

O objectivo dos fundadores da Casa do Professor, segundo explicou a coordenadora Aíssa Mithá Issak, esta segunda-feira, a partir da Cidade de Tete, é replicar  a ideia em todo o país. Começaram por Tete porque Juliano Bastos e Stela Duarte, que assim serão eternizados, eram daquela província.

Portanto, a Casa do Professor é um espaço de acesso à informação e à formação para todas as idades, onde irão decorrer actividades como consulta, venda e apresentação de livros, debates e palestras.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos