O País – A verdade como notícia

Casa de Ferro vai receber manifestações artísticas com regularidade

A Casa de Ferro passa, desde ontem, a acolher, com regularidade, manifestações artísticas. A novidade foi dada pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, aquando da inauguração da exposição de pintura e escultura dos estudantes do Instituto Superior de Artes e Cultura – ISArC, alusiva à semana do Turismo.

Esta exposição marca o início de uma nova utilidade da Casa de Ferro, que conjuga a Cultura e o Turismo no mesmo espaço.

Intervindo na cerimónia de inauguração, Eldevina Materula referiu que, doravante, o espaço passa a ser palco de divulgação de trabalhos dos fazedores das artes e da cultura.

“O apoio que damos aos artistas consiste em disponibilizar gratuitamente o espaço interior e exterior da Casa de Ferro, a fim de exporem os seus trabalhos. Pretendemos que a Casa de Ferro seja uma referência internacional e que chame atenção não somente pelo seu valor arquitectónico e patrimonial, mas sobretudo pelo conteúdo do que será exposto. Queremos que seja a casa de promoção das artes e da cultura, mas também a casa do turista, ou seja, o cartão-de-visita da capital e do País”.

Presente na cerimónia de inauguração, o Director do Instituto Superior das Artes e Cultura-ISArC, Filimone Meigos, afirmou que é uma boa oportunidade para se optimizar a centralidade das infra-estruturas e espaços turísticos na zona da baixa da cidade.

“Temos esta centralidade conjugada à intenção do Ministério da Cultura e Turismo, de juntar actos de cultura e turismo na Casa de Ferro. Eu acho isso bom e muito importante instituciolnamente, pelo facto de se ter começado pelo ISArC. Esta exposição estará patente por um mês e, depois, teremos outra exposição mais substancial. Nesse sentido é bom”.

A Casa de Ferro passa a estar aberta a todas manifestações artístico-culturais e a todos artistas moçambicanos e estrangeiros residentes em Moçambique, que queiram promover seus trabalhos e fazer intercâmbio.

O Ministério da Cultura e Turismo vai, brevemente, anunciar as plataformas e regras básicas para que os artistas possam ter acesso ao espaço.

 

Fonte: Ministério da Cultura Turismo

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos