O País – A verdade como notícia

Carros eléctricos: uma alternativa sustentável e ecológica

Sustentáveis, práticos e amigos do meio ambiente são algumas das principais características dos veículos eléctricos, uma tecnologia existente há décadas e que já está a ganhar espaço em quase todo o mundo, pelas suas inúmeras vantagens e seus benefícios. Desde o ano passado, o país faz parte da lista dos que já têm viaturas disponíveis para venda.

Já frequentes no mercado internacional, eis que chegou a vez de Moçambique. Os carros eléctricos já se encontram no mercado nacional, desde o ano passado.

Diferente dos convencionais, que são movidos a gás, diesel ou gasolina, os carros eléctricos são veículos movidos por um motor eléctrico. Este tipo de veículo utiliza um sistema de produção eléctrica e não motor de combustão interna.

Os mesmos funcionam por meio de corrente eléctrica e não pela queima de combustível fóssil, por isso são tidos como amigos do ambiente. Esse mecanismo depende de quatro componentes básicos: a bateria, o inversor, o motor de indução, bem como o sistema de recuperação de energia.

Estes carros surgem como uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis, recursos naturais não renováveis. O maior ganho é que eles não emitem gases poluentes e assim causam menos danos ao ambiente.

“O País Económico” escalou a Motocare, representante da Nissan no país, uma companhia que oferece serviços automóveis a empresas em Moçambique, desde 1996, localizada na baixa da Cidade de Maputo, por sinal, a primeira com estas viaturas disponíveis à venda ou por encomenda, na marca Nissan Leaf.

Segundo a gestora de vendas da Motorcare, Nádia Julaia, os carros eléctricos trazem uma série de benefícios, como o facto de serem menos poluentes, silenciosos e também de energia mais eficiente, sem contar que os custos de manutenção são menores.

“Enquanto na viatura convencional nos preocupamos em levar o carro à manutenção, para trocar filtros de ar, óleo e velas, no carro eléctrico não precisamos de nada disso, porque não leva nem filtros de óleo e de ar, nem velas. Isto torna os custos do carro bastante reduzidos”, explicou Nádia Julaia.

Julaia acrescenta que, para além da manutenção, questões relacionadas com a segurança também chamam atenção do carro pela tecnologia incorporada.

“Este carro é extremamente inteligente, com uma tecnologia de ponta. Ele trava automaticamente diante de um obstáculo, quando estamos distraídos, por exemplo”, sublinhou Nádia Julaia.

Sem a queima de combustível e os sistemas de escape, os motores eléctricos trabalham em silêncio, e, consequentemente, proporcionam maior sensação de conforto acústico e bem-estar a bordo.

Mais do que ecológicos, o outro detalhe importante destacado é a autonomia, uma vez que: “o carro eléctrico com 100% de carga anda por aí aproximadamente 270 quilómetros, então é fácil controlá-lo, porque ele mostra a percentagem e quanto de quilometragem ainda pode fazer, por isso é fácil de controlar a bateria”, finalizou a fonte.

Os veículos eléctricos usam a electricidade armazenada nas baterias recarregáveis de alta tensão para alimentar o motor, que, por sua vez, converte energia eléctrica em energia mecânica.

No entanto, adverte-se aos condutores para que prestem atenção na necessidade de garantir que a bateria esteja suficientemente carregada e que se recarregue atempadamente. Recomenda-se ainda a apostar em cargas mais lentas e práticas, que vão ajudar a proteger a durabilidade do veículo.

A mais-valia é que as baterias podem ser recarregadas em outros locais, não necessariamente nas bombas de abastecimento, isso porque, no acto da aquisição do veículo, existe um kit de carregamento que já vem incorporado.

Embora diferentes dos convencionais, existem algumas semelhanças no que diz respeito ao funcionamento. “Para controlar, a gente vê no painel onde mostra o P, e vamos mudando para retaguarda, mudamos de direcção para frente e voltamos para o parqueamento”, explicou Nádia Julaia.

Enfim! É a considerada tecnologia do futuro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos