O País – A verdade como notícia

Carlos Vila Nova toma posse como Presidente de São Tomé e Príncipe

Foto: Notícias ao Minuto

Carlos Vila Nova tomou hoje posse como Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, sucedendo assim a Evaristo Carvalho, que não se recandidatou a um segundo mandato.

De 62 anos de idade, Carlos Vila Nova, foi eleito com o apoio do partido Ação Democrática Independente (ADI), na segunda volta das eleições presidenciais, em 05 de Setembro, com 57,54% dos votos, derrotando Guilherme Posser da Costa, apoiado pela actual maioria parlamentar MLSTP-PSD/PCD/MDFM/UDD, que suporta o executivo chefiado por Jorge Bom Jesus.

segundo escreve o Notícias ao Minuto, alguns líderes dos países da CPLP estiveram no país para assistir a cerimónia de tomada de posse do novo Presidente são-tomense, tal é o caso do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

Por seu turno, Angola fez-se representar pelo seu vice-presidente, Bornito de Sousa, assim como a Nigéria, pelo vice-presidente Yemi Osinbajo, a Guiné Equatorial pelo presidente da Câmara dos Deputados, Gaudêncio Mesu, o Gabão pelo presidente da Assembleia Nacional, Faustin Boukoubi, e Cabo Verde pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.

Vila Nova, engenheiro de telecomunicações, que foi ministro nos governos liderados por Patrice Trovoada, é o quinto Presidente de São Tomé e Príncipe, cargo anteriormente ocupado por Manuel Pinto da Costa, Miguel Trovoada, Fradique de Menezes e Evaristo Carvalho.

Durante o seu mandato, São Tomé e Príncipe deverá presidir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre 2023 e 2025, depois da atual presidência de Angola, decisão que foi anunciada na semana passada.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos