O País – A verdade como notícia

Capturadas mais de 10 toneladas de marisco em 3 dias nas Quirimbas

Pouco mais de 10 toneladas de marisco foi capturado só em três dias de actividades após cerca de um ano de proibição da pesca, sobretudo do polvo, em algumas zonas no arquipélago das Quirimbas, em Cabo Delgado. As vendas totalizam pouco mais de um milhão de meticais.

O arquipélago das Quirimbas está registar desde quarta a maior captura e venda do polvo deste ano após o fim da proibição temporária da pesca que durou 8 meses. Nas actividades cujo o foco era polvo, só em três dias perto de 300 pescadores retiraram do mar pouco mais quatro toneladas daquele marisco sem contar com quantidades de diversos tipos de peixe. Para os pescadores este é sinal de que vale a pena respeitar o período de defeso da pesca.
 
Já para o representante da WWf, organização responsável pela implementação da veda temporária da pesca do polvo destacou importância do envolvimento das comunidades na gestão sustentável dos recursos marinhos.

O polvo capturado nas águas das Quirimbas tem como destino principal, internamente, os mercados das províncias de Nampula, Sofala, Zambézia, e Tanzânia, no estrangeiro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos