O País – A verdade como notícia

Capitol Resources vai empregar 3500 pessoas

A mineradora Capitol Resources, Lda., subsidiária do grupo australiano Baobab, assinou, com o Governo, o contrato mineiro para a extracção e processamento de ferro, na província de Tete, para produção de aço.

A concessão mineira da Capitol Resources está localizada nos distritos de Chiúta e Moatize numa área de 19,878.7 hectares, incluindo 4.484 hectares destinados à implantação da fábrica de Processamento de Ferro. No local está também prevista a instalação de uma central termoeléctrica. A ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, após assinatura do contrato desafiou a mineradora a adoptar uma exploração sustentável.

“Queremos uma exploração de recursos minerais que observe os requisitos de sustentabilidade e da qual resulte a transformação da estrutura social e económica do país, conducente à potenciação dos benefícios esperados e, em particular, a melhoria das condições de vida dos moçambicanos”, referiu a ministra.

Letícia Klemens revelou que 10 por cento das acções serão colocadas à venda na Bolsa de Valores de Moçambique. “Além da criação de 3.550 postos de trabalho e receitas fiscais, às acções de responsabilidade social empresarial no valor de oito milhões e seiscentos mil dólares norte-americanos serão destinados ao financiamento de actividades socioeconómicas negociadas entre as comunidades, o Governo local e o titular da Capital Resources”, fincou Klemens.

Por seu turno, o Director Executivo da Capital Resources, Ben James, considera a assinatura deste memorando, um marco significativo para o país e para a província de Tete, pois trata-se da primeira empresa industrial de mineração e fabricação de aço verticalmente integrada.

“Ao transformar os recursos brutos de minério de ferro e carvão, em aço de construção acabado, não só garantiremos que toda a cadeia de valor permaneça mas também que Moçambique se torne num exportador de aço regional, tornando-se desta forma independente de importações”, disse o director executivo da Capital Resources, Ben James.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos