O País – A verdade como notícia

“Canarinhos” testados para controlo da COVID-19

O Costa do Sol realizou esta segunda-feira os testes da COVID-19 aos seus jogadores, equipa técnica e todo staff do plantel, o que fez com que esta terça-feira não estivessem a treinar.

A direcção “canarinha” diz que teve que testar o plantel para melhor controlar a saúde dos jogadores, mesmo não sendo uma obrigatoriedade do protocolo sanitário.

Os treinos no ninho do canário começaram há uma semana, no âmbito do relaxamento das medidas de prevenção, para permitir uma preparação condigna da equipa, tendo em conta a sua participação nas afrotaças, edição 2020/21, mas levados pelo slogan do Ministério da Saúde “o nosso maior valor é a vida”, a direcção decidiu por realizar testes da COVID-19 a todos jogadores, equipa técnica e pessoal de apoio, para melhor controlo da sua saúde.

Ou seja, para prevenir suposta propagação da COVID-19, a direcção canarinha quer saber se todos estão em condições de prosseguir com os trabalhos sem colocar em causa todo um clube e suas aspirações para a presente temporada.

A testagem aconteceu esta segunda-feira, medida que obrigou a interrupção dos treinos por quatro dias, até a saída dos resultados dos testes da COVID-19.

João Nhabanga, secretário-geral do Costa do Sol foi quem confirmou esta paragem, o que faz com que a equipe só regresse aos treinos na próxima quinta-feira.

Aliás, esta testagem não é um acto obrigatório que esteja plasmado no protocolo sanitário aprovado para retoma a actividade desportiva colectiva, mas Nhabanga diz que “como privilegiamos dos jogadores”, em primeiro lugar, “a direcção do clube achou melhor testar os atletas para que trabalhemos a vontade”.

Até porque esta testagem tem os seus custos de realização, algo que não entrou nas contas do campeão nacional, preocupado apenas com a saúde dos seus jogadores.

“Foi custo do clube”, disse o secretário-geral do Costa do Sol, para esclarecer ainda que os mesmos foram feitos na província de Maputo, mais concretamente no Hospital Provincial da Matola. “Nós podíamos ter feito a nível da cidade, mas o custo é caro para um teste. Só para ter uma ideia, na cidade de Maputo cada teste ronda os 3.500 (três mil e quinhentos meticais) a 5.000 (cinco mil meticais), então recorremos a província onde os custos são mais reduzidos”, mesmo sem especificar os valores e o orçamento desembolsado para esta operação.

Isolamento em caso de positivo

João Nhaganba falou ainda dos procedimentos a serem tomados em caso de teste positivo em qualquer membro do plantel “canarinho”. Diz que nada será inventado porque a roda, essa, já foi inventada. “Faremos o mesmo que o Ministério da Saúde recomenda: que é fechar, isolar, testar de novo, até termos certeza de que a situação está controlada”, sem no entanto paralisar as actividades. Ou seja, nessa altura vão continuar a treinar os que acusarem negativo para o novo coronavírus.

Balanço dos treinos da primeira semana é positivo
Num outra abordagem, o dirigente canarinho fez uma radiografia da primeira semana de treinos dos “canarinhos”, que contou com a presença de 21 jogadores, divididos em três turnos de sete jogadores cada. Para o secretário-geral, o balanço dos trabalhos é positivo.

“Deu para perceber a vontade e a satisfação no semblante dos atletas e de toda equipa de trabalho, porque, mais do que voltarem a treinar, voltaram a fazer aquilo que mais gostam, que é jogar futebol”, disse João Nhabanga.

O Costa do Sol aguarda pela chegada do treinador principal, Horácio Gonçalves, bem como de dois jogadores tanzanianos, que deverão se juntar ao conjunto até início de Setembro próximo, estando neste momento o processo burocrático para que os mesmos entrem ao país sem problemas.

Para já quem está de regresso é o Director Desportivo da colectividade, Artur Faria, que esteve de férias em Portugal. Este vai cumprir todos procedimentos das medidas de prevenção e propagação da COVID-19, à sua chegada, nomeadamente a realização de um teste, a quarentena e só depois vai se juntar ao grupo de trabalho.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos