O País – A verdade como notícia

Canadá doa mais de 1 milhão de doses de vacinas contra COVID-19 a Moçambique

Moçambique recebeu hoje, do Canadá, 1.168.800 de doses da vacina contra a pandemia da COVID-19, da AstraZeneca. Os imunizantes são parte da iniciativa de disponibilização de vacinas aos países necessitados, COVAX, segundo anunciou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em comunicado de imprensa, o Unicef diz que os imunizantes “complementam as 12.481.620 doses já obtidas pelo Governo moçambicano, totalizando 13.650.420 doses, com o apoio de vários parceiros de Moçambique, no âmbito da iniciativa COVAX”.

A nota, segundo escreve, refere ainda que a doação das vacinas pelo Canadá enquadra-se no empenho do país americano de canalizar 2,5 mil milhões de dólares para a resposta à COVID-19.

“O Canadá está muito orgulhoso por podermos fornecer doses adicionais ao povo de Moçambique, através do nosso apoio à COVAX, e felicita o Governo moçambicano pela forte implementação do seu programa de vacinação, até à data”, disse Caroline Delany, alta-comissária do Canadá em Moçambique.

A alta-comissária do Canadá, acreditada em Moçambique, disse na sua intervenção que o seu país continuará a prestar apoio à COVAX, de modo a acabar com os impactos nefastos da pandemia viral. Delany incentivou ainda aos dirigentes de vários países para que dirigissem seus pedidos de fornecimento de vacinas adicionais.

Ainda hoje, a Cruz Vermelha de Moçambique doou ao Ministério da Saúde 30 máquinas de concentração de oxigénio terapêutico e 30 mil unidades de máscaras FFP2.

Moçambique tem um cumulativo de 2.183 mortes e 224.347 casos de COVID-19, dos quais 96% recuperados da doença.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos