O País – A verdade como notícia

CAN dos Camarões arranca em 27 dias

Em 27 dias, todos os olhos do mundo estarão nos Camarões, para a 33ª edição do Campeonato Africano das Nações, Camarões-2021, que será disputada de 9 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2022.

O Campeonato Africano das Nações, também conhecido como AFCON ou CAN, é o torneio de futebol mais importante da África, organizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF).

Foi realizado pela primeira vez em 1957, no Sudão, com a participação de três selecções, nomeadamente Sudão, Egipto e Etiópia.

O número de selecções participantes aumentou gradualmente com o tempo, tendo sido quatro em 1962, seis em 1963, oito a partir de 1968, doze em 1992, dezasseis em 1996 (apenas 15 jogaram em 1996 e 2010), até chegar a 24 equipas a partir da edição de 2019, que decorreu no Egipto.

Um total de dezoito países já sediaram a competição, com duas edições a serem em conjunto, nomeadamente no ano 2000, em que Gana e Nigéria acolheram a prova, o mesmo acontecendo em 2012, quando Gabão e Guiné Equatorial dividiram a organização.

Com 32 edições disputadas até ao momento, 14 selecções já foram coroadas com o título, com destaque para o Egipto, a nação mais titulada do continente, que conquistou sete vezes o CAN, seguido dos Camarões, com cinco conquistas, e do Gana com quatro.

Zâmbia e África do Sul são os únicos países da região austral de África que já lograram levantar o troféu do CAN, nomeadamente em 2012 e 1996.

Para esta edição dos Camarões, a região austral de África estará representada pelas Comores, Zimbabwe e Malawi, tendo ficado pelo caminho selecções de renome, casos da África do Sul, Zâmbia, Angola e Moçambique. Aos Palancas e Mambas, junta-se ainda São Tomé e Príncipe, que ainda não logrou a qualificação a uma fase final, nas selecções dos PALOP afastados desta competição continental, onde estão apenas Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Recorde-se que Moçambique foi afastado da fase final justamente pelo Cabo Verde, diante de quem perdeu na última jornada, no Estádio Nacional do Zimpeto. Nesse grupo, ficaram qualificados os Camarões, em primeiro, e Cabo Verde, em segundo.

Moçambique fez a sua estreia numa fase final do Campeonato Africano das Nações em 1986, nos Camarões, tendo participado em outras três fases finais, nomeadamente 1996, 1998 e 2010, sua última participação, em Angola.

De todos os países africanos, há 10 nações que ainda não disputaram o Campeonato Africano das Nações, nomeadamente Chade, Djibuti, Eritreia, Lesotho, República Centro-Africana, São Tomé e Príncipe, Seychelles, Somália, eSwatini e Sudão do Sul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos