O País – A verdade como notícia

CAN-2023: Mambas no grupo da campeã Senegal, Benin e Ruanda

Moçambique está inserido no grupo L de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, que terá lugar na Costa do Marfim, em Junho e Julho de 2023, segundo ditou o sorteio realizado na noite desta terça-feira. Os Mambas estão no mesmo grupo com Senegal, Benin e o Ruanda.

A campeã africana em título, Senegal, o Benin e o Ruanda são os adversários dos Mambas na caminhada ao Campeonato Africano das Nações, com arranque previsto para Junho próximo.

Será a quinta vez que os Mambas vão defrontar o Senegal, com quem logrou dois empates e quatro derrotas, cientes de que é a campeã africana em título, conquistado este ano nos Camarões.

Diante do Benin, os Mambas jogaram apenas uma vez, no CAN de Angola, em 2010, na sua última participação na prova continental, tendo empatado a dois golos, enquanto, diante do Ruanda, será a quinta vez. Os Mambas venceram dois jogos e perderam outros dois diante dos ruandeses, todos os jogos de qualificação ao CAN.

Moçambique esteve inserido no Pote 3 e foi o último a ser chamado no seu pote, fixando-se, assim, no último grupo de apuramento.

Relativamente às restantes selecções dos PALOP, Guiné-Bissau está no grupo A, junto da Nigéria, Serra Leoa e o vencedor da eliminatória entre São Tomé e Príncipe e as Maurícias, enquanto Cabo Verde está no grupo B com Burquina Faso, Togo e eSwatini.

Angola, por seu turno, está no grupo E, no qual estão também o Gana, Madagáscar e República Centro Africana.

Nos restantes grupos, o C conta com Camarões, Quénia, Namíbia e Burundi, o D com Egipto, Guiné Conacri, Malawi e Etiópia e o F com Argélia, Uganda, Níger e Tanzânia.

No grupo G, estão as selecções do Mali, Congo, Gâmbia e Sudão do Sul, no grupo H está a anfitriã do CAN, Costa do Marfim, Zâmbia, Comores e Lesotho e, no grupo I, a República Democrática de Congo, Gabão, Mauritânia e Sudão.

Para o grupo J, o sorteio colocou Tunísia, Guiné Equatorial, Líbia e Botswana juntas e, finalmente, o grupo K, com as selecções do Marrocos, África do Sul, Zimbabwe e Libéria.

A fase de qualificação ao CAN da Costa do Marfim inicia em Junho próximo, mês em que haverá dois jogos das jornadas 1 e 2. A 3ª e 4ª jornadas estão marcadas para Setembro e as duas últimas jornadas para Outubro ou Novembro.

O sorteio realizou-se na noite de hoje, na sede da SuperSport, na vizinha África do Sul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos