O País – A verdade como notícia

Camponeses de Manica capacitados em certificação de frutas e vegetais

Camponeses filiados em diversas associações foram capacitados em Manica em matéria de certificação de frutas e vegetais. Pretende-se com a iniciativa dotar os camponeses de boas práticas agrícolas que permitam que os seus produtos tenham qualidade para serem comercializados além-fronteiras.

Apesar de Moçambique possuir condições agro-ecológicas para a produção agrícola, ainda importa frutas e vegetais dos países vizinhos. Entretanto Francisco Nhanale, Gestor da Solidaridad, organização mentora da iniciativa diz que a maioria dos camponeses de Manica produzem para a renda familiar, o que resulta em hortícolas e frutas não certificadas para exportação.

“Moçambique tem solos com boas condições agro-ecológicas. O que estamos a fazer é criar este sistema normativo, e avançar com muito treinamento, dos camponeses em certificação para que os mesmos possam, ter acesso aos mercados”, acrescentou Nhanale.

Capacitações de camponeses em matérias de certificação de frutas e vegetais já tiveram lugar na zona sul, concretamente nos distritos de Manhiça e Marracuene em Maputo, no norte, em Cabo Delgado e Nampula e na zona centro no distrito de Angónia, em Tete e Vandúzi e Gondola em Manica.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos