O País – A verdade como notícia

Campeonato da Cidade de Basquetebol ao rubro

Maxaquene e Universidade Pedagógica protagonizam, sexta-feira, 17 de Dezembro, na “catedral” do basquetebol moçambicano, o jogo de cartaz da 13ª jornada da 2ª volta do Campeonato da Cidade de Basquetebol em seniores masculinos. O histórico Maxaquene ocupa a segunda posição com 19 pontos, menos três que o líder Costa do Sol.

Os “tricolores”, que recentemente asseguraram uma vaga na próxima edição da Liga Moçambicana de Basquetebol – após conquistarem a “poule” de apuramento da zona sul – terão pela frente uma formação que se encontra na 5ª posição com 17 pontos.

O Maxaquene tem a particularidade de ter vencido, na 1ª volta, conjuntos como Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, fortes candidatos ao título.

Mas, do outro lado, terá pela frente uma Universidade Pedagógica que, em 11 jogos, venceu seis e perdeu cinco. O conjunto, orientado por Lourenço Buque, conta com uma equipa jovem, contrariamente a que se apresentou na edição 2019 da Liga Moçambicana de Basquetebol, com muitos atletas experientes.

Ainda na sexta-feira, às 19h30, no pavilhão da A Politécnica, os campeões da cidade em título medem forças com o Ferroviário de Maputo “B”, num duelo entre o 3º e 6º classificados da prova, com 18 e 13 pontos, respectivamente. A A Politécnica, treinada por José “Matilo” Macuácua, vem de uma vitória diante do Ferroviário de Maputo por 74-56.

Frente-a-frente, duas equipas jovens que procuram melhorar a cada jogo. A anteceder a esta partida, ou seja, às 17h45, o Atlético defronta o líder Costa do Sol.

Os “canarinhos” são claramente favoritos a alcançarem a vitória, até porque jogam diante de um conjunto sem argumentos, para fazer face à sua estrutura composta por jogadores de selecção nacional.

Já no sábado, em jogos referentes aos seniores femininos, A Politécnica defronta, às 16h00, no seu pavilhão, o Maxaquene. É um duelo entre o 3º classificado (A Politécnica) e 5º (Maxaquene), portanto dois conjuntos com campanhas distintas no Campeonato da Cidade de Basquetebol em seniores femininos. Às 13h00, o Costa do Sol mede forças com o Ferroviário de Maputo “B”, num jogo a contar para a 13ª jornada da 2ª volta sem seniores femininos. É um jogo a que o Costa do Sol é obrigado a vencer porquanto tem melhor estrutura que a jovem formação do Ferroviário de Maputo “B”.

A fechar a maratona de jogos, Desportivo de Maputo defronta a Universidade Pedagógica, em partida marcada para às 15h00.

O Campeonato da Cidade de Basquetebol deverá sofrer um interregno, a partir do dia 19 de Dezembro, para dar lugar à celebração das festas do Natal e fim do ano.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos