O País – A verdade como notícia

Campeãs não facilitam

Foto: O País

Ferroviário “A” teve alma, alma indomável de campeão. Continua, aliás, a equipa comandada por Nasir “Nelito” Salé a mostrar todo o seu poderio no Campeonato da Cidade de Basquetebol em seniores femininos.

Isto, bem vistas as coisas, fazendo desta prova uma das etapas de preparação para a Taça dos Clubes Campeões Africanos.

Fim-de-semana, as detentoras do anel na capital do país somaram mais uma vitória no Campeonato da Cidade ao derrotarem o Maxaquene, por 82-35.

Com melhor estrutura, não fosse das equipas que mais contribui com jogadoras para selecção nacional, o Ferroviário de Maputo controlou todos os quartos e condicionou um Maxaquene sem capacidade reacção.

As  “tricolores”, dadas as limitações do seu plantel, há muito não entram nas competições para lutar pelos lugares de pódio. Com muita juventude, a aposta é construir uma equipa que possa, nos próximos anos, ser competitiva.

O mesmo se pode dizer do Desportivo Maputo, conjunto que levou “chapa 100” com o Costa do Sol, vice-campeão da cidade.

A equipa de Leonel “Mabê” Manhique venceu com facilidades por 107-17. De resto, na dupla-jornada do Campeonato da Cidade, as “canarinhas” voltaram a aplicar “chapa” 100 na competição a nóvel formação da Lazio, vencendo por 107-13.

O Costa do Sol procura, nesta prova, destronar o Ferroviário “A”, formação com a qual perdeu nas finais de 2017, 2018 e 2019.

Em bom plano, esteve igualmente a A Politécnica que saiu-se vitoriosa na dupla jornada do Campeonato da Cidade. Começou por bater o Ferroviário por 37-76 e, depois, “despachou” o Desportivo Maputo por 76-25.

Esta prova será disputada num sistema de todos contra todos em três voltas, seguindo-se os “play-offs”.

 

LUTA RENHIDA EM SENIORES MASCULINOS

Campeã em título, a A Politécnica foi surpreendida pelo Maxaquene com quem perdeu por seis pontos: 66-60. Os “tricolores” surpreenderam, aliás, nesta dupla jornada ao derrotarem o candidato Costa do Sol por Maxaquene por 71-66.  Os “canarinhos”, que se reforçaram para atacar todas as competições em que estarão envolvidos, redimiram-se depois com uma vitória diante do Aeroporto por 89-44.

Destaque ainda para o Ferroviário “A”, vice-campeão, que bateu a fraca formação do Atlético por 94-69. O Atlético voltou a perder diante da Universidade Pedagógica, por 77-55.   Sorte diferente teve o Ferroviário “B” que somou duas derrotas: perdeu, primeiro, com o Desportivo por 61-50. E, depois, caiu aos pés da Universidade Pedagógica perdendo por 68-43.

 

CAMPEONATO DA CIDADE

Quadro de resultados:

Seniores masculinos:

Ferroviário “B”                     50- 61 Desportivo

A Politécnica                         60-66 Maxaquene

Maxaquene                           71-66 Costa do Sol

Univerisidade Pedagógica  68-43 Ferroviário “B”

Desportivo                             47-71 A Politécnica

Costa do Sol                           89-44 Aeroporto

Atlético                                    55-77 Universidade Pedagógica

 

Seniores femininos:

Desportivo       17-107 Costa do Sol

Ferroviário A    82-25 Maxaquene

Ferroviário B    37-76 A Politécnica

Costa do Sol     107-13 Lazio

A Politécnica    76-25 Desportivo

Maxaquene      51-43 Ferroviário

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos