O País – A verdade como notícia

Campeão da Europa e do Mundo testa-se com Lille

 Fotos: UEFA

O segundo conjunto de jogos da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões inicia esta terça com dois jogos, sendo um deles a recepção que o campeão europeu e mundial de clubes fará a antiga equipa do Reinildo Mandava, o Lille da França. Villarreal e Juventus é outro jogo desta terça-feira. 

A segunda vaga dos jogos da primeira mão dos oitavos-de-final da liga milionária europeia oferece vários motivos de interesse, entre os quais um dos dois confrontos desta etapa, desta terça-feira, em que os vencedores do troféu defrontam equipas que procuram a glória: Chelsea e Juventus têm pela frente Lille e Villarreal respectivamente.

 

LOSC LILLE QUER SURPREENDER O CAMPEÃO CHELSEA

O Lille dificilmente poderia ter pela frente uma tarefa mais difícil naquela que é apenas a sua segunda presença nos oitavos-de-final. O campeão Chelsea pode ter sofrido uma recente quebra de forma na Premier League, mas a campanha europeia não deu sinais de desaceleração. O adversário da Ligue 1 está em território praticamente desconhecido, tendo sido eliminado por outra equipa inglesa na única participação anterior nesta fase: derrota por 2-0 no total das duas mãos diante do Manchester United em 2006/07.

Para ter alguma hipótese de surpreender, o LOSC precisará de fazer aquilo que muito poucos jogadores conseguiram – descobrir uma maneira de bater Edouard Mendy. O guarda-redes do Chelsea não sofreu golos em quatro dos seus cinco jogos disputados esta época na Liga dos Campeões da UEFA e 13 em 17 no total.

Embora o Chelsea tenha sido apenas o segundo classificado do seu grupo, o apuramento foi bastante simples para os comandados de Thomas Tuchel, com três jogos em casa a terminarem em vitórias e sem golos sofridos. O LOSC, por outro lado, teve que esperar até à última jornada para se qualificar, com o triunfo por 3-1 em Wolfsburgo a selar a vaga nos oitavos-de-final.

Há ainda que registar o facto de o Lille não contar com dois dos seus jogadores que ajudaram a equipa a chegar a esta fase, um deles o moçambicano Reinildo Mandava, mudado de clube, de cidade e de país, ou seja, do Lille para o Atlético Madrid da Espanha. Sem este lateral esquerdo, resta saber como o LOSC se vira para contrariar o poderio do campeão em título, o Chelsea.

 

VILLARREAL E JUVENTUS EM CONFRONTO INÉDITO

Villarreal e Juventus são os únicos adversários dos oitavos-de-final que nunca se defrontaram anteriormente. O Submarino Amarelo chegou até aqui apenas duas vezes, tendo vencido em cada uma das ocasiões antes de ser eliminado pelo Arsenal. A sua primeira presença em 13 anos coloca-os contra um venerável oponente, a Velha Senhora, presente na fase a eliminar pela oitava temporada consecutiva e pela 18ª vez no geral.

No entanto, a Juventus perdeu seus dois últimos confrontos por golos fora, contra o Lyon em 2019/20 e diante do Porto na época passada. Assim, como o Villarreal sabe que não pode defrontar os Gunners, a sua espécie de equipa fantasma, os Bianconeri podem pelo menos ter a certeza de que não vão sofrer o mesmo destino.

A nível interno, nenhuma das equipas tem impressionado particularmente esta época, mas o hino da UEFA Champions League despertou algo em ambas. O Villarreal guardou o melhor para a parte final da fase de grupos, com uma vitória por 3-2 no terreno da Atalanta a selar o apuramento. Já com a Juventus foi o oposto, qualificando-se ao vencer os primeiros quatro jogos.

Em jogo inédito, tudo pode acontecer, olhando para a história das duas equipas. A Juventus alcançou o seu terceiro título europeu, enquanto o Villarreal procura um título inédito.

 

Terça-feira, 22 de Fevereiro

Villarreal vs Juventus
Chelsea vs LOSC

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos