O País – A verdade como notícia

Campeão africano testa-se com Camarões na caminhada a Vilankulo

Está tudo encaminhado para a realização do Campeonato Africano de Futebol de Praia, na vila municipal de Vilankulo, província de Inhambane. O sorteio da fase de qualificação à prova, que vai decorrer de 21 a 30 de Outubro próximo, foi realizado na última sexta-feira na capital do país.

Moçambique, como anfitrião, está isento desta fase, aguardando pelos vencedores dos sete jogos sorteados e que juntaram 14 países.

Assim, o Senegal, campeão em título, vai medir forças com o seu vizinho Camarões, sendo os senegaleses favoritos à fase de qualificação. Até mesmo porque os senegaleses têm o estatuto de melhor selecção africana desta modalidade, a par de Marrocos e Egipto, em que agora se intromete Moçambique, pelos últimos resultados alcançados.

O Marrocos, terceiro classificado do último CAN, terá, pela frente, a Costa do Marfim, que já ganhou um título em 2015. A Líbia e a Nigéria, cada com duas presenças no CAN, jogam entre si numa eliminatória interessante, tal como promete o embate entre Gana e Egipto.

Nos confrontos entre selecções nacionais da zona austral de África, destaque para o embate entre ilhéus, nomeadamente Seychelles e Madagáscar, numa eliminatória com rótulo de “ajuste de contas”, se tomarmos em consideração o último embate entre ambos, que terminou com as Seychelles a eliminarem os malgaxes da fase final do Senegal, para a surpresa de muitos.

Já a Tanzânia, selecção que conta com duas presenças em fases finais do CAN de futebol de praia, disputa a vaga com a estreante selecção do Malawi. Os tanzanianos são potenciais favoritos a garantir a vaga, sendo que somente uma surpresa pode afastá-los de irem a Vilankulo.

Finalmente, teremos o embate entre as Ilhas Comores e o Uganda, esta última que caiu aos pés de Moçambique nas meias-finais do CAN do Senegal. Desta vez, quer fazer a sua caminhada e pode começar já nesta eliminatória.

O sorteio, realizado na sexta-feira, inseriu-se no quadro da visita de uma delegação da Confederação Africana de Futebol, que veio a Moçambique para inspeccionar as infra-estruturas adjacentes a serem utilizadas durante o CAN de futebol de praia, entre as quais os hotéis, hospitais e aeroporto, bem como a Arena de Vilankulo, em construção, cujo término está previsto para Agosto próximo.

 

TEMOS UMA EQUIPA FORTE PARA LUTAR PELO TÍTULO

Pedro Barca, ex-guarda-redes de futebol de praia, foi a figura escolhida para retirar as bolas da sorte no sorteio da eliminatória de futebol de praia.

Questionado sobre as expectativas, quer de Moçambique, como país acolhedor, quer nos jogos da fase que qualificação, Barca disse que há um optimismo em relação à prestação de Moçambique na prova.

“Relativamente a Moçambique, penso que temos uma equipa forte, com melhores jogadores e melhor treinador, prova vista no CAN de Senegal e no Mundial de Moscovo. Em ambas as competições, aprendemos e ensinamos muita coisa”, referiu Pedro Barca.

O antigo guarda-redes de Moçambique disse, ainda, que, na fase de qualificação, há países favoritos, mas todos partem em igualdade de circunstâncias. “As selecções do Senegal, Egipto e Marrocos são potenciais favoritos”, acrescentou.

Pedro Barca representou as equipas de Mafalala, Colectividade de Amigos da Praia e Tau-Tau, todas da capital, tendo sido campeão nesta última. Esteve ao serviço da selecção nacional no Senegal e Moscovo onde terminou a sua carreira de jogador, para agora abraçar a de treinador, tendo participado no primeiro Curso FIFA de Treinadores de Futebol de Praia recentemente organizado em Moçambique.

 

Eis o resultado do sorteio:

Seychelles vs Madagáscar

Comores vs Uganda

Malawi e Tanzânia

Líbia vs Nigéria

Costa do Marfim vs Marrocos

Camarões vs Senegal

Gana vs Egipto

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos