O País – A verdade como notícia

Camões e União Europeia expõem HOMO URBANUS EUROPEANUS

No dia 19 de Maio, às 17h30, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a Delegação da União Europeia em Moçambique inauguram uma exposição de fotografia intitulada “HOMO URBANUS EUROPEANUS “, uma selecção de obras do fotógrafo francês Jean Marc Caracci. Esta exposição integra as atividades alusivas à Semana da Europa 2021 e faz parte da programação cultural que a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia está a promover em diversos países.

HOMO URBANUS EUROPEANUS apresenta imagens a preto e branco de 27 capitais europeias. Os habitantes urbanos e o seu ambiente foram o mote que levou este fotógrafo francês a percorrer todas as capitais europeias e a registar momentos inéditos e muito peculiares que relacionam o cidadão com a arquitectura e urbanismo e se distinguem de outras fotografias tradicionais de espaços icónicos e turísticos que habitualmente são associadas a estas cidades. O olhar atento e muito particular de Jean Marc Caracci permite ao público viajar pela Europa, contemplar a sua diversidade e imaginar um discurso particular em cada uma das imagens apresentadas nesta mostra organizada para Maputo.

A série HOMO URBANUS EUROPEANUS, que tem sido muito apreciada internacionalmente já foi apresentada em mais de 50 exposições, em 26 países diferentes. Em Maputo, estará patente ao público no Camões – Centro Cultural Português de dia 20 de maio a 11 de junho de 2021, de segunda a sábado, entre as 11h00 e as 17h30 (entrada gratuita).

No âmbito do contexto actual a cerimónia de abertura será reservada a convidados e respeitará todas as medidas adequadas de higiene e segurança definidas pelas autoridades competentes.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos