O País – A verdade como notícia

Camões celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa com actividades artísticas

O Centro Cultural Português em  Maputo e a rede de leitores do Camões em Moçambique organizaram iniciativas que se irão realizar a propósito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa. As actividades exploram diferentes domínios artísticos e promovem a diversidade e plasticidade da Língua Portuguesa.

 

Desde esta terça-feira até 21 deste mês,  decorre a exposição digital “O abismo aos pés”, realizada em colaboração com a revista Literatas. A mostra reúne rostos e testemunhos de 25 escritores de países de Língua Portuguesa sobre a eminência do fim do mundo. Esta exposição realiza-se no âmbito do projecto editorial conjunto que consiste em entrevistas aos autores participantes: Bruno Gaudêncio, Ronaldo Cagiano, Eltânea André, Sérgio Tavares, Jeferson Tenório, Mia Couto, Lucílio Manjate, Francisco Guita Jr., Celso C. Cossa, Hirondina Joshua, Pedro Pereira Lopes, M.P Bonde, Bento Baloi, Sara Jona, Amosse Mucavele, Japone Arijuane, Mauro Brito, Léo Cote, Mário Forjaz Secca, Valter Hugo Mãe, Patrícia Reis, Samuel F. Pimenta, Ana Mafalda Leite, Valério Romão e Goretti Pina.

Para esta quarta-feira, está agendada a sessão “Olimpíadas da Língua Portuguesa”, prova realizada online, através da aplicação google forms, entre às 09h00 e às 11h00. A prova é composta por um questionário que aborda questões morfológicas, sintáticas, ortográficas e lexicais da língua portuguesa, assim como temas de Cultura Geral. Através da actividade, procura-se promover uma postura reflexiva sobre a língua portuguesa; incentivar o conhecimento de temas de âmbito cultural; desenvolver competências de expressão escrita na língua oficial de Moçambique, assim como o gosto pela sua utilização correcta. A actividade é dirigida a estudantes moçambicanos dos diferentes níveis de ensino e é realizada em parceria com as Universidades Pedagógica de Maputo, Eduardo Mondlane, Save, Licungo e Rovuma.

Ainda esta quarta-feira, avança o Camões CCP, realiza-se o lançamento do Concurso Literário Dia da Língua Portuguesa: “Estórias pandémicas”, iniciativa da Rede Brasil Cultural e da Rede Camões em Moçambique.  O concurso, cujos vencedores serão anunciados no dia 5 de Maio de 2022, tem como objectivo principal estimular a criação de narrativas literárias em língua portuguesa, a partir de textos produzidos por estudantes matriculados em universidades moçambicanas.

Para este Dia Mundial da Língua Portuguesa, está prevista uma homenagem ao escritor Calane da Silva, que faleceu recentemente. A homenagem incluirá a leitura e a dramatização de textos seleccionados da autoria de Calane da Silva e uma exposição/instalação elaborada a partir de textos e fotos do autor.

Igualmente, a programação das actividades inclui apresentação do livro (físico e digital) “Contar histórias com a avó ao colo”, evento online realizado em parceria com a Escola Portuguesa de Moçambique, com representação no feminino dos países da CPLP.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos