O País – A verdade como notícia

Camião de mercadorias capota e mata 53 migrantes no México

Foto: Notícias ao Minuto

Pelo menos 53 migrantes morreram e 59 ficaram feridos, devido a um acidente com um camião de mercadorias no sul do México.

“Até agora, 53 pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas”, disse a Procuradoria-Geral da República do México em comunicado, citado pela agência France-Presse (AFP), sem precisar a nacionalidade das vítimas.

De acordo com a Protecção Civil do estado de Chiapas, onde se deu o acidente, as vítimas são nacionais da vizinha Guatemala.

Um relatório inicial do acidente, ocorrido ontem, apontava para 49 mortos e 37 feridos, três dos quais em estado grave, após o acidente perto de Tuxtla Gutierrez, capital do estado sulista de Chiapas, que faz fronteira com a Guatemala, de acordo com o Notícias ao Minuto.

Os migrantes viajavam amontoados no reboque de um camião, de acordo com as explicações iniciais dadas à imprensa pela Protecção Civil. O veículo, que seguiria com excesso de velocidade, capotou numa curva e embateu contra um muro, segundo contaram testemunhas.

O camião de mercadorias transportava “mais de 100 pessoas de várias nacionalidades”, disse a Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) na Cidade do México, em comunicado.

O Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, prometeu toda a assistência consular necessária, incluindo repatriamento, numa mensagem de condolências e solidariedade divulgada em rede social.

“Lamento profundamente a tragédia causada pelo capotamento de um camião em Chiapas que transportava migrantes centro-americanos. É muito doloroso”, escreveu.

O Instituto Nacional de Migração (INM) afirmou, em comunicado, que serão propostos aos sobreviventes cartões de visitante por razões humanitárias, além de ajuda humanitária, como alimentação e alojamento.

Bombeiros e ambulâncias foram destacados em massa para o local do acidente. Os feridos foram transportados para hospitais privados e públicos da região.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos