O País – A verdade como notícia

CCM promove conferência da mulher na Província de Maputo

O Gabinete da esposa do governador da Província de Maputo recebeu da EMOSE e SOTUX um apoio em produtos de primeira necessidade, kits de emprego, carinhas de rodas, no valor de MZN 350 mil para apoiar as famílias necessitadas.

A doação foi feita no âmbito da Conferência da Mulher da Província de Maputo, que tinha como objectivo “celebrar a mulher”, pretendendo com pragmatismo e firmeza promover a iniciativa de empoderamento e apoio à mulher que actua no sector da economia doméstica.

Na ocasião, Naidy Parruque avançou que ambos os parceiros irão liderar a provisão dos meios e produtos para que cheguem aos beneficiários, cabendo ao Gabinete a sua monitoria. Adicionalmente, destacou a importância da iniciativa na luta contra a desigualdade e a violência baseada no género e a remuneração equitativa.

“A mulher tem sido o garante da reposição das gerações, educadora, a mãe que madruga e abastece aos mercados; ela é a cuidadora das famílias e da comunidade”, disse Parruque.

A esposa do governador da Província de Maputo disse, ainda, que as mulheres estão presentes em quase todas as funções, esforçando-se bastante para enfrentar a dupla jornada do posto de trabalho e das actividades domésticas de cuidar dos filhos, da casa e do marido.

“Por isso, elas merecem atenção especial, pela condição especial na qual se encontram, pois, além de mães, são donas de casa e trabalhadoras”, concluiu Parruque, apelando a todos os parceiros de cooperação para unirem esforços na consciencialização da sociedade, através de campanhas e palestras, tendo também reconhecido os desafios que há por ultrapassar, como analfabetismo, violência baseada no género, casamentos prematuros, tráfico de mulheres e da rapariga.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos