O País – A verdade como notícia

Calor intenso vai assolar Maputo e Gaza no dia das Forças Armadas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de calor intenso, caracterizado por tempo muito quente, com temperaturas máximas que poderão variar de 36 a 38 graus Celsius, para esta sexta-feira, Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Por causa da situação, o INAM recomenda a “tomada de medidas de precaução e segurança, face ao risco associado ao calor intenso e evitar aglomeração populacional” no sentido de não haver exposição à COVID-19.

O calor intenso vais assolar os distritos de Matutuine, Boane, Namaacha, Marracuene, Moamba, Magude, Manhiça e cidades de Maputo e Matola, na província de Maputo.

Em Gaza, o INAM prevê a mesma situação nos distritos de Chicualacuala, Massangena, Chigubo, Mabalane, Chibuto, Mapai, Chongoene, Mandlakazi, Bilene, Massingir, Guijá e cidades de Chókwè e Xai-Xai.

“O mesmo sistema vai intensificar na província de Gaza e poderá afectar progressivamente as províncias de Inhambane, Manica, Sofala, Tete e Zambézia, nos dias 26, 27 e 28, com temperaturas máximas a variarem de 38 a 42 graus Celcius”, explica um comunicado daquela instituição, enviado ao “O País”.

Na zona sul e norte, a situação será idêntica até segunda-feira, “continuação do tempo quente”.

Lelo Tayob, meteorologista do INAM, alertou ontem que o país estará sob altas temperaturas, em resultado do início do Verão no hemisfério sul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos