O País – A verdade como notícia

Cairo: tão longe, tão perto

Foto: FMP

Numa verdadeira corrida contra-o-relógio, “habitué” na modalidade sobre rodas, Moçambique confirmou a sua participação no Campeonato Africano de Hóquei em Patins, prova a realizar-se entre Setembro e Outubro, no Egipto.

A crise no hóquei em patins interno, marcada por um vazio directivo e falta de competições por cerca de dois anos, não podia impactar negativamente nos compromissos internacionais da selecção nacional.

Por isso mesmo, ciente de que há um prestígio que o país carrega, mormente o facto de ser actual vice-campeão africano e ostentar o estatuto de detentor da Taça Intercontinental, a nova direcção da Federação Moçambicana de Patinagem já inscreveu os “Heróis de San Juan” no Campeonato Africano de Hóquei, prova a realizar-se de 28 de Setembro a 2 de Outubro, no Cairo, Egipto.

Hóquei em patins, patinagem em linha e “skateboard” são as disciplinas que o elenco de Eneas Comiche Júnior leva para esta competição.

Está confirmada, para já, a presença de nove selecções, nomeadamente, Angola, campeão em título, Benim, República do Congo, Egipto, Moçambique e África do Sul.

Há dois anos, em Luanda (Angola), Moçambique falhou a conquista do Campeonato Africano de Hóquei em Patins após perder no último jogo de uma prova com os angolanos, por 5-3, em desafio realizado no pavilhão multiusos do Kilamba.

A edição de estreia do Campeonato Africano das Nações qualificou Angola para o Campeonato do Mundo do Grupo A, enquanto Moçambique, como segundo classificado, disputava Taça Intercontinental, prova que viria a vencer.

Diferentemente da primeira edição da prova, o “Africano” do Egipto é reservado apenas a jogadores que actuam nos respectivos campeonatos internos. É por aqui onde começa a grande dor de cabeça dos dirigentes do hóquei em patins moçambicano, porquanto não há de um ano que não ocorram competições.

A falta de campos continua, de resto, a ser uma das pechas desta modalidade que tem representado condignamente Moçambique lá fora.

 

À ATENÇÃO DE MOÇAMBIQUE: ANGOLA JÁ PROJECTA A PROVA

A selecção nacional de hóquei em patins de Angola já trabalha para o “Africano” sob a batuta de Alberto Domingos “Jó”, adjunto do argentino Miguel Belbruno, técnico principal, que se junta à equipa apenas na primeira quinzena de Agosto.

Para dar início aos trabalhos de preparação da selecção angolana, foram chamados os atletas Dorivaldo Francisco, Wilson de Castro, Bernardo Domingos, Estêvão Dala, Adilson Diogo, Nilson Muiope, Fábio Faria, Francisco Eduardo, Erivaldo Domingos, Sérgio Lukukurico, João Furtado, José Albano, Mauro de Carvalho, Argentino Agostinho e Airton Chissanga.

O vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem, Orlando Graça, explica o crescimento de participantes: “Não só pelo facto de o campeonato estar inserido no quadro dos Jogos Africanos da patinagem, mas também pelo maior dinamismo que se imprime pela World Skate Africa”, disse o dirigente em entrevista ao Jornal dos Desportos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos