O País – A verdade como notícia

Cabo Verde convida Filipe Nyusi a participar na cimeira da CPLP

O Presidente da República recebeu, hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, num encontro que serviu para rever a cooperação entre os dois países. Falando à saída do encontro, Luís Tavares disse ter endereçado a Filipe Nyusi um convite para participar na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ter lugar em Julho naquele país.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana afirmou que a cimeira reveste-se de especial importância por ser um evento em que Cabo Verde assumirá a presidência da CPLP, cargo que, actualmente, é exercido pela República de Timor-Leste.

Citado pela AIM, a agência moçambicana de notícias, Tavares afirmou que quando Cabo Verde assumir a presidência da CPLP vai incentivar a cooperação cultural, mobilidade de pessoas e cooperação económica entre os países membros da organização.

O diplomata fez saber que o seu país pretende elevar o nível de cooperação política na organização, incentivando a realização de cimeiras de dois em dois anos.

Quanto à cooperação bilateral entre Moçambique e Cabo Verde, Tavares disse que abordaram assuntos relativos ao turismo, indústria e governação electrónica. “A cooperação bilateral com Moçambique não é muito significativa. Estamos a trabalhar na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e pretendemos incentivar ainda mais a área empresarial.”

“No encontro também endereçamos um convite ao Chefe do Estado moçambicano para realizar uma visita de Estado a Cabo Verde que poderá ocorrer até 2019”, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde foi ainda recebido pelo seu homólogo moçambicano, José Pacheco, a quem endereçou um convite para visitar Cabo Verde tendo em conta a necessidade de aprofundamento das relações entre os dois países. “Gostaríamos que, na visita, o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros se fizesse acompanhar por uma delegação empresarial.”

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos