O País – A verdade como notícia

Cabo Verde convida Filipe Nyusi a participar na cimeira da CPLP

O Presidente da República recebeu, hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, num encontro que serviu para rever a cooperação entre os dois países. Falando à saída do encontro, Luís Tavares disse ter endereçado a Filipe Nyusi um convite para participar na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ter lugar em Julho naquele país.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana afirmou que a cimeira reveste-se de especial importância por ser um evento em que Cabo Verde assumirá a presidência da CPLP, cargo que, actualmente, é exercido pela República de Timor-Leste.

Citado pela AIM, a agência moçambicana de notícias, Tavares afirmou que quando Cabo Verde assumir a presidência da CPLP vai incentivar a cooperação cultural, mobilidade de pessoas e cooperação económica entre os países membros da organização.

O diplomata fez saber que o seu país pretende elevar o nível de cooperação política na organização, incentivando a realização de cimeiras de dois em dois anos.

Quanto à cooperação bilateral entre Moçambique e Cabo Verde, Tavares disse que abordaram assuntos relativos ao turismo, indústria e governação electrónica. “A cooperação bilateral com Moçambique não é muito significativa. Estamos a trabalhar na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e pretendemos incentivar ainda mais a área empresarial.”

“No encontro também endereçamos um convite ao Chefe do Estado moçambicano para realizar uma visita de Estado a Cabo Verde que poderá ocorrer até 2019”, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde foi ainda recebido pelo seu homólogo moçambicano, José Pacheco, a quem endereçou um convite para visitar Cabo Verde tendo em conta a necessidade de aprofundamento das relações entre os dois países. “Gostaríamos que, na visita, o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros se fizesse acompanhar por uma delegação empresarial.”

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos