O País – A verdade como notícia

Cabo Delgado acolhe festival do Wimbe

A Baía de Pemba acolheu, ontem, o maior evento cultural da província de Cabo Delgado, o Festival Wimbe.

Trata-se da 11ª edição, e este ano, pela primeira vez na história, decorreu longe de uma das mais belas praias da Baíaa, e não contou com  público, devido às medidas de prevenção do Coronavírus.

Entretanto, para não decepcionar a habitual audiência, o festival decorreu sob o lema “Cabo Delgado promovendo o turismo cultural e doméstico”, foi divulgado em directo na televisão e nas redes sociais,  e diferente de outras vezes, o festival esteve essencialmente virado a solidariedade, às vítimas do terrorismo.

“Se o problema é do petróleo, e do gás, não nos matem. Levem o petróleo, levem o gás sem nos matar, e essa é nossa mensagem como actores culturais”, desabafou João Manjate, um dos artistas participantes do festival.

Apesar da actual conjuntura mundial derivada da COVID 19, e da tristeza causada pelo  terrorismo, os artistas de Cabo Delgado, decidiram dar um pouco mais de alegria as vítimas do conflito armado, que dura há mais de 3 anos.

“Apesar de estarmos com estas situações todas não significa que temos de  deixarmos nos morrer também. Nós que estamos cá, afecta-nos psicologicamente, temos o dever e a obrigação de arranjar uma forma de um minuto de relaxamento”, explicou Carlos de Lina, Musico natural de Cabo Delgado.

O Festival Wimbe é uma iniciativa do governo, que organiza o evento na esperança de manter viva e imortal, a cultura da província de Cabo Delgado.

“Apelamos a todos para assumirem a missão de enaltecer os nossos valores culturais, imprimindo uma maior dinâmica e introduzindo métodos inovadores orientados rumo ao desenvolvimento económico e a industrialização da nossa cultura”, apelou  Yolanda Almeida, Directora Provincial da Cultura e Turismo.

O governador de Cabo Delgado que, participou do evento, apelou a acção solidária para as famílias impactadas directa ou directamente pela acção dos terroristas.

Primeira edição do Festival Wimbe, foi em 2009, e normalmente,  é realizado no último fim-de-semana do mês de Novembro.

Actualmente, é considerado o maior evento cultural da Baía de Pemba, e uma marca turística de Cabo Delgado.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos