O País – A verdade como notícia

Búzi volta à normalidade depois do ciclone Idai

A vida vai voltando à normalidade no distrito de Búzi, um dos mais afectados pelo ciclone IDAI na província de Sofala. Neste momento, já não estão a ser deslocadas as pessoas para outras zonas. O INGC está a coordenar a montagem de tendas naquele local.

O distrito do Búzi dista cerca de 200 km da cidade da Beira. É uma das zonas mais afectadas pelas inundações. Dez dias depois da passagem do ciclone IDAI, a população procura ultrapassar as dificuldades para reconstruir o que foi arrasado pelo vento e água. O comércio está a abrir, mas as dificuldades são imensas.

Muitas casas destruídas. A população concentrou-se na vila-sede, a parte mais alta do distrito. As equipas de resgate pararam de levar os afectados para a cidade da Beira. Neste momento a prioridade é providenciar alimentos, água e montar tendas para o abrigo temporário, tal como assegurou a directora-geral do INGC.

A saúde é o principal ponto de preocupação, numa altura onde já começam a registar-se casos de diarreias.

O Ministério da Saúde vai colocar um centro de atendimento médico para as equipas que serão compostas por médicos nacionais e estrangeiros que vieram ajudar neste processo de emergência.  

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos