O País – A verdade como notícia

Bucuane sintetiza percurso literário na nova obra

Juvenal Bucuane tem mais uma obra literária. “Arresto de vozes – ou cúmulo discursivo literário” é o título do livro que será lançado a 6 de Setembro, no Camões-Centro Cultural Português, na capital do país, a partir das 17:30h.

Diferente do que tem sido habitual, desta vez, o co-fundador da revista Charrua e membro da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) não se aventura nem na narrativa e tão-pouco na poesia. O livro é outra coisa, uma colectânea de textos que, ao longo do percurso literário do autor, foram elaborados por diversas individualidades, como escritores, poetas, jornalistas, académicos e apreciadoras da arte literária em geral.

Porque escreveu-se tanto a respeito de Juvenal Bucuane nos 32 anos que o livro cobre, “Arresto de vozes – ou cúmulo discursivo literário” é apenas o primeiro volume de uma trilogia que investe na recepção crítica, partindo de 1984 a 2016. Os textos ¬– uns publicados em jornais, outros lidos publicamente nos lançamentos –, neste volume inaugural, são assinados por mais de 30 autores, como são os casos de Mia Couto, Aurélio Cuna, Tomás Vieira Mário, Marcelo Panguana, Calane da Silva, Armando Artur, Felicidade Zunguza, Hélder Muteia, Eduardo White, Daniel da Costa, Jorge de Oliveira, Manuel Ferreira e por Juvenal Bucuane. No entanto, é sobre obras de outros autores que o autor de “Xefina” escreve.

“Arresto de vozes – ou cúmulo discursivo literário” possui 235 páginas, e, de acordo com Juvenal Bucuane, é um livro que sintetiza o seu percurso literário. “Muitas pessoas podem pensar que é biografia, mas não tem nada disso, no sentido tradicional. É um livro que me apresenta no sentido crítico, tendo em conta a minha actividade literária, como escritor e como poeta”.

O novo livro de Juvenal Bucuane sai sob a chancela da Alcance Editores e conta com o prefácio de Nataniel Ngomane. No dia do lançamento, será apresentado pelo professor universitário Almiro Lobo.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos