O País – A verdade como notícia

BREXIT: Prazo para negociações acaba dentro de “algumas horas”

Restam “apenas algumas horas” para Bruxelas e Londres chegarem a um acordo sobre as futuras relações comerciais, alertou, hoje, o negociador chefe da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier citado pela Lusa.

“Chegou o momento da verdade. Temos muito pouco tempo, algumas horas úteis nestas negociações se quisermos que este acordo entre em vigor em 01 de janeiro”, disse Michel Barnier durante um debate no Parlamento Europeu.

“No momento em que estamos a falar, muito sinceramente, (…) não posso dizer-vos qual será o resultado desta etapa final da negociação. É por isso que temos de estar prontos para todos os cenários”, acrescentou Michel Barnier.
Os eurodeputados deverão votar ainda hoje uma série de medidas de contingência para o caso de as negociações falharem, escreve Notícias ao Minuto que cita a Lusa.

“Esta manhã retomaremos as negociações com [o negociador britânico] David Frost para uma tentativa final de encontrar um acordo aceitável, particularmente sobre a pesca. Não temos a certeza de ser bem-sucedidos se nem todos fizerem um esforço real e concreto”, informou Barnier.

O Reino Unido abandonou a UE a 31 de Janeiro, tendo entrado em vigor medidas transitórias que terminam no próximo dia 31 de Dezembro.

Na ausência de um acordo, as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio e com a aplicação de taxas aduaneiras e quotas de importação, para além de mais controlos alfandegários e regulatórios.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos