O País – A verdade como notícia

BREXIT: Conversações entre britânicos e UE vão continuar até domingo

As conversações para o Brexit, entre os britânicos e a União Europeia, foram prolongadas novamente. Após um encontro em Bruxelas entre o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ficou definido que até domingo tem de ficar fechado um acordo sobre a futura relação entre o Reino Unido e a União Europeia, escreve a Euronews.

Segundo a Euronews, à chegada Johnson e Von der Leyen mantiveram a distância social devido à COVID-19, uma distância que se reflete também nas dificuldades nas negociações, no entanto os dois líderes acreditam na possibilidade de um acordo.

Numa publicação no Twitter, von der Leyen referiu que entende “a posição de cada um”, mas que se mantêm “muito distantes”.

“As equipas devem reunir-se imediatamente para tentar solucionar estas questões. Vamos chegar a uma decisão no final da semana”, lê-se na publicação citada pelo Notícias ao Minuto.

Os principais pontos de discórdia estão relacionados com os direitos de pesca, regras da concorrência empresarial e à forma como o acordo será supervisionado. O tempo esgota-se para chegar a uma solução antes de 31 de Dezembro, altura em que o período de transição termina e o Reino Unido deixa de seguir as regras comerciais da UE.

Na ausência de um acordo, as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e com a aplicação de vários controlos alfandegários e regulatórios.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos