O País – A verdade como notícia

Brasil regista alastramento do vírus Influenza H3N2

O Brasil está em alerta devido ao alastramento de um surto do vírus Influenza H3N2. A gripe, diferente da COVID-19, mas com alguns sintomas semelhantes, já levou pacientes à morte em cinco Estados.

Os surtos de gripe causados pelo vírus influenza A H3N2 estão a expalhar-se pelo Brasil e já atingem pelo menos dez estados. Em cinco – Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraná – foram registradas mortes pela doença, escreve o portal Exame.

Há registo de óbitos pelo influenza também em Alagoas, mas ainda não se sabe o subtipo do vírus. Especialistas relacionam a alta de casos à baixa cobertura da vacina contra a gripe este ano, por causa da pandemia da COVID-19. A alta da doença também foi registada em São Paulo, Pará, Amazonas e Rondônia.

O Estado de São Paulo registou mais de 50 óbitos por influenza de Janeiro até 10 de Dezembro deste ano, segundo a Secretaria da Saúde do Estado. No total, houve 665 casos da síndrome respiratória aguda grave por influenza. No ano passado todo, houve 713 casos e 54 mortes.

Embora diferente do novo Coronavirus, a gripe influenza apresenta sintomas parecidos com os da COVID-19 e a transmissão ocorre da mesma forma. Os principais sintomas são febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e na cabeça, calafrios e secreção nasal excessiva.

O H3N2 da influenza não é um vírus novo. Ele foi identificado em 1968, quando provocou uma epidemia chamada Influenza de Hong Kong.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos