O País – A verdade como notícia

Boris Johnson vence eleições no Reino Unido

Não restam mais dúvidas. O Reino Unido vai deixar a União Europeia antes do dia 31 de Janeiro de 2020, depois de o partido dos conservadores sob liderança do primeiro-ministro britânico Boris Johnson ter conquistado a maioria absoluta das eleições legislativas realizadas esta quinta-feira. Ou seja, dos 650 assentos parlamentares, os conservadores conquistaram 361, uma grande vitória que não se via desde o triunfo da antiga primeira-ministra Margaret Thatcher, mais conhecida por dama-de-ferro em 1987.

Já o partido dos trabalhadores liderado por Jeremy Corbyn teve o pior resultado desde 1935, ao obter somente 203 assentos parlamentares.

Corbyn já adiantou que se vai demitir da liderança do partido. Com esta vitória, Johnson tem mais facilidade de aprovar o projecto brexit que há três anos tem paralisado a política do Reino Unido bem como ameaçado o quinta maior economia do mundo.

A União Europeia já deu luz verde ao primeiro-ministro para negociação das futuras relações entre o bloco e o Reino Unido. A União Europeia espera que as negociações de brexit terminem em 2022, mas Johnson prevê um acordo definitivo bem antes de 2020. O presidente norte-americano, Donald Trump, já felicitou o seu amigo pela vitória, e espera que os Estados Unidos e o Reino Unido façam os mais gigantescos acordos comerciais.

Trump felicita Boris pela “grande vitória” no Reino Unido
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pela "grande vitória" nas eleições legislativas de quinta-feira em que o Partido Conservador garantiu a maioria absoluta.

“Parabéns a Boris Johnson pela sua grande vitória! O Reino Unido e os Estados Unidos estão livres para celebrar um novo grande acordo comercial após o 'Brexit'”, afirmou Donald Trump, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Para o chefe de Estado norte-americano, “este acordo tem potencial para ser muito maior e mais lucrativo do que qualquer acordo com a União Europeia (UE)”.

O Partido Conservador garantiu hoje uma maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas britânicas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso.

Para obter uma maioria absoluta, um partido precisava de vencer em 326 das 650 circunscrições eleitorais, mas, apuradas 613 circunscrições, o partido conquistou 337.
Liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, o partido conquistou até agora mais 43 assentos na Câmara dos Comuns do que nas eleições de 2017.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos