O País – A verdade como notícia

Bolseiros do ensino técnico-profissional partem para Portugal

Foto: MCTES

Um total de 22 estudantes bolseiros moçambicanos admitidos ao programa de bolsas de estudos do ensino técnico-profissional partiram recentemente para prosseguir os estudos em Leiria, na República de Portugal.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), trata-se de uma acção que resulta da implementação do memorando de entendimento celebrado em Julho de 2021, entre o Instituto de Bolsas de Estudos (IBE) e a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN); um acordo cuja finalidade é o estabelecimento de condições para a promoção de maior formação de capital humano moçambicano, através do acesso à bolsa de estudos.

A directora-geral do IBE, Carla Caomba, afirma que os jovens vão juntar-se aos que já se encontram a beneficiar-se de formação na área do ensino técnico-profissional, perfazendo um total de 39 do grupo dos 50 do ensino técnico que estarão em Leiria.

Na sua intervenção, Caomba apelou para a necessidade de honrarem a oportunidade, aplicando-se ao máximo aos estudos, promovendo um intercâmbio social e cultural salutar com todos em Portugal.

Aliás, o ensino técnico-profissional é fundamental para a formação de técnicos altamente qualificados com competências e habilidades demandadas pelo sector produtivo nacional e estrangeiro.

“Acreditamos que os jovens que hoje partem à República Portuguesa e tantos outros que se seguirão, uma vez formados, contribuirão para a promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico do nosso país, condição base para a criação do bem-estar social”, salientou Caomba.

Ademais, o fortalecimento e crescimento deste movimento e criação de novas oportunidades de concessão de bolsas de estudos e formação para outros jovens e concidadãos, estarão, em parte, dependentes da avaliação que será feita do desempenho dos pioneiros desta iniciativa, por isso recai sobre si uma grande responsabilidade.

No âmbito das suas atribuições, o IBE é uma instituição pública de âmbito nacional, responsável pela gestão estratégica e integrada de bolsas de estudos. Assim, o IBE tem o mandato de promover o acesso à formação académica de um número crescente de cidadãos moçambicanos, no país e no exterior, através da concessão de bolsas de estudos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos